EMEF Nicolau Leite realiza a 6ª edição do Dia da Cidadania

No dia 04 de dezembro, a EMEF Nicolau Leite realizou a 6ª edição do Dia da Cidadania, o qual contou com diversas atividades envolvendo membros da comunidade escolar como alunos, profissionais, pais, moradores do bairro, entidades parceiras, entre outros.

Com o objetivo de culminar as ações de cidadania realizadas no decorrer do ano letivo, o público presente pode apreciar a apresentação realizada pelo coral da escola e prestigiar os resultados dos projetos realizados que visaram questões de cidadania a partir da efetivação de ações solidárias, envolvendo a comunidade escolar.

Nesta manhã também aconteceu a premiação dos alunos cidadãos destaques nas atividades do projeto. A cada ano a escola realiza o resgate de um dado histórico de Giruá e neste ano a pesquisa ocorreu em torno do futebol giruaense, momento em que foi realizada uma homenagem aos participantes do documentário “Futebol na Terra dos Jerivás”, exibido na 12ª EXPOGIRUÁ.

Em sua fala, a Diretora Dalva Moura enfatizou o conceito de cidadania que norteou os trabalhos do projeto na escola “Força gloriosa que faz um homem ser para outro homem caminho do mesmo chão, luz solidária e canção”.

Na sequência, ocorreu a inauguração da Casa da Fantasia, um espaço pedagógico, de integração e lazer para os alunos. No momento as autoridades e demais convidados puderam visitar o local cedido pela empresa COOPERMIL, que será mais um espaço de lazer e convivência para os alunos.

Durante o dia, diversas atividades foram realizadas para os alunos, pais e comunidade em geral, como atividades recreativas com brinquedos, e demais atividades em parceria com as secretarias municipais. O Dia da Cidadania também proporcionou a integração de pais, alunos, professores, funcionários, entidades parcerias, autoridades e vizinhos da escola através do almoço que aconteceu no saguão da escola, assim como as demais atividades. A Secretária Municipal de Educação e Cultura ressalta a grandeza do trabalho realizado pela escola no resgate da história de Giruá, da participação da comunidade escolar, da parceria com a Coopermil, no trabalho desenvolvido com os alunos sobre temas que levam à prática da cidadania e, também ressalta a importância da reflexão presente nas ações da escola que levam a projetos que contemplam o desenvolvimento integral dos alunos.