AABB Comunidade encerra suas atividades de 2014

Durante o ano de 2014, o Programa Integração AABB Comunidade de Giruá ofereceu atividades recreativas, de esporte, lazer, cultura e preservação ambiental para cem alunos da Rede Municipal de Ensino. Essa parceria entre Governo Municipal e AABB busca complementar e melhorar a qualidade da formação educacional das crianças e jovens participantes do Projeto.

Dentre as ações realizadas ao longo do ano, por alunos e educadores, algumas merecem um destaque especial. Na área da capacitação profissional, o Programa foi representado por sua coordenadora Luciana Fabbrin no 8º Encontro de Educadores, realizado na cidade de Salvador, em maio. Na oportunidade, foram discutidas as novas diretrizes do AABB Comunidade e o aprimoramento das competências pedagógicas dos educadores envolvidos no projeto.

Já os alunos desfrutaram de diversas atividades extras àquelas já tradicionais oferecidas na sede da AABB. Uma delas foi a visita à estufa experimental dos produtores de hortaliças orgânicas do Projeto Cio da Terra, localizada na comunidade de Bela Vista, interior do município. Outra foi a capacitação e certificação oferecida a 30 jovens pelo Projeto “Agentes Mirins da Defesa Civil do RS”, realizado em agosto, onde os alunos do Programa aprenderam lições de prevenção de acidentes, cuidados com o meio ambiente, respeito ao próximo, e trabalho coletivo.

Ainda trabalhando a conscientização e a responsabilidade social, o AABB Comunidade ofereceu palestra sobre plantio e manejo de árvores, culminando na plantação de 13 exemplares de espécies nativas da região na sede da AABB Giruá. Também , o Projeto “Saúde da Criança e do Adolescente”, desenvolvido em parceria com o Curso de Enfermagem da SETREM, realizou exames de rotina para verificação das condições de saúde das crianças e adolescentes.

Na área do desporto, essa edição contou com a presença na 1ª Olimpíada Escolar - Jogos Lógicos de Tabuleiro, realizada na cidade de Santa Rosa, no Desfile Cívico Municipal de Giruá e no Torneio de Mini-Vôlei promovido pela URI - Campus Santo Ângelo.

Um destaque de 2014, foi a participação no Concurso Agenda AABB 2015, no qual os alunos concorreram nas categorias Foto de Capa, Desenho e Redação, sendo que Giruá foi a única do estado a conquistar premiação na categoria Redação. O texto da aluna Bruna Miranda dos Santos, do 7º ano, da E.M.E.F. José João Bisognin, está entre os doze escolhidos que trataram do tema “O que eu quero ser”.

O Programa Integração AABB Comunidade encerrou suas atividades na quarta-feira (3), em uma celebração em clima festivo e natalino. O Prefeito Fabiam Thomas, o Vice Elton Mentges, o Presidente do Legislativo, Andrei Schnorr dos Santos, a Secretária de Educação Fátima Ehlert e demais autoridades do Poder Público acompanharam o ato. Também estiveram presentes os representantes do Banco do Brasil, Lizandro Spohr (Gerente da unidade de Giruá) e Márcio Pavlak (Presidente da AABB local), além do Presidente do COMDICA, João Carlos Michael e de Educadores Sociais, pais e alunos, que deram depoimentos sobre a participação no Programa e seus benefícios.

O maior pedido de todos foi a continuidade do Programa no próximo ano, algo que já está confirmado tendo em vista que o Governo Municipal e o Banco do Brasil estão com essa parceria firmada até 2016.