SMEC promove Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

A quarta-feira (3) foi um dia para discussão em torno da educação em séries iniciais no Auditório Regina Giovelli. Na ocasião, acontecia o Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e reunia professores, diretores, pais, alunos e agentes de educação.

O evento contou também com a presença do Prefeito Fabiam Thomas, do Vice Elton Mentges, da Secretária de Educação Fátima Ehlert e do Vereador Alex Sandro Gomes, representando o Legislativo Municipal.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

No município, a coordenação do Pnaic ficou a cargo da professora Ana Cristina Duarte. Em 2014, 10 escolas, 22 professores e cerca de 260 alunos estão envolvidos no programa. O objetivo deste encontro foi apresentar os resultados dos trabalhos realizados na rede e discutir as relações de aprendizado entre a alfabetização em matemática e o letramento, além de apresentar práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula pelos professores. Para tanto, diversas experiências realizadas pelos professores da rede em sala de aula, ao longo do ano, ficaram expostas para conhecimento de todos e alunos apresentaram poesias de sua autoria.

Na oportunidade, o Prefeito Fabiam parabenizou a Secretária Fátima e sua equipe por reunirem as três redes de ensino nesse programa que, em suas palavras, é prático, executável e de fácil entendimento. Salientou ainda que educação de qualidade se faz a partir da integração, discussão e compartilhamento de ideias entre escola, família e poder público, exatamente como acontecia no dia.

O evento contou ainda com palestra intitulada “Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no processo de alfabetização e numeramento matemático e nas linguagens”, com o Professor Mestre Nélio Campos. E os trabalhos de análise de ideias e projetos continuou ao longo da tarde.