Primeiras turmas do Programa Mulheres Mil recebem certificação

Mais uma formatura foi realizada em uma parceria com o Governo Municipal na noite dessa quinta-feira, 13 de novembro. Dessa vez, 45 integrantes do Programa Mulheres Mil receberam seus certificados de qualificação profissional nos cursos de Auxiliar de Recursos Humanos e Promotor de Vendas.

Cada uma das turmas, as primeiras de Giruá, teve uma carga horária de 200 horas/aula nas quais trabalharam a capacitação profissional, o conhecimento do mercado de trabalho e o papel da mulher na sociedade. O objetivo dos cursos é oferecer conhecimentos além dos tradicionais trabalhados em sala de aula para promover uma transformação na vida das alunas que passam pelo Programa.

Os cursos foram oferecidos pelo IFF Campus Santa Rosa em uma parceria com as Secretarias Municipais de Promoção Humana, Trabalho e Cidadania e Educação. Vale salientar que um dos diferenciais do Programa é trabalhar a questão de gênero, aliada à profissionalização e à elevação de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A Professora Cláudia Nunes, que falou em nome dos professores do Instituto, explicou que essa foi a primeira experiência do Mulheres Mil fora do Campus e os resultados foram muito satisfatórios, fazendo com que a equipe trabalhe para que novas turmas sejam abertas.

A Coordenadora de Pesquisa e Extensão, Adriana Michelotti, afirmou que o objetivo dessa iniciativa é capacitar, desenvolver habilidades e valorizar a mulher, sempre de acordo com as demandas dos locais onde estão inseridas. Adriana ainda criou grande expectativa nos presentes ao declarar que no próximo processo de seleção é possível que haja novidades para Giruá, já que novos cursos para o Polo EAD, tão solicitados pelo município, estão em estágio de negociação.

Já a Secretária de Educação, Fátima Ehlert, parabenizou as formadas e ressaltou que, em uma rotina de muito trabalho e compromissos, cerimônias como essa são a forma de aproximar os gestores da comunidade. Afirmou ainda que a intensa busca por mais oportunidades para os giruaenses se dá porque a equipe do Governo Municipal acredita que o desenvolvimento começa pela transformação das pessoas que depois batalharão para transformar sua realidade.

A Sercretária também fez a leitura de uma mensagem enviada em nome do Prefeito Fabiam Thomas e do Vice Elton Mentges que estavam cumprindo agendas na capital do Estado e não puderam participar da solenidade. Ambos agradeceram a confiança e a perseverança das integrantes do Programa e o belo trabalho realizado por toda equipe.

Os Secretários Cláudio Amaral e Silvane Figueiredo também acompanharam a cerimônia que encerrou com uma confraternização entre alunas, professores e familiares, no Auditório Regina Giovelli.