Evento marca anúncio de investimentos em educação no município

A Secretária de Educação e Cultura Fátima Ehlert coordenou na manhã dessa quarta-feira (29) um ato de grande valor para a educação no município. Acompanhada do Prefeito Fabiam Thomas e do Vice-prefeito Elton Mentges anunciou ações em três áreas que irão beneficiar diretamente alunos e professores giruanses.

As pautas giraram em torno do transporte para universitários, da valorização do magistério e da estruturação de escola de educação infantil. Um grande número de pessoas serão favorecidas por esses investimentos que não são os primeiros e nem serão os últimos nessa área, considerada de extrema importância pela equipe do Governo Municipal.

Assegir recebe repasse de recursos do segundo semestre

O Presidente da Assegir Maurício Lopes, representando todos os beneficiados por essa parceria entre Associação e Governo Municipal, recebeu o cheque no valor de R$ 36.300,00 referentes a primeira parcela do segundo semestre do repasse municipal que visa colaborar no pagamento do transporte para estudantes que precisam se deslocar a outros municípios.

Nesse semestre, será repassado um total de R$ 72.600,00, somando, apenas em 2014, R$ 153.800,00 em investimentos. Desde 2010, os estudantes de cursos técnicos e de universidades regionais vêm recebendo esse auxílio financeiro que, como garantiu o Prefeito Fabiam Thomas, deverá ser de 200 mil reais no próximo ano. Com esse projeto, 404 giruaenses são beneficiados e o objetivo é contemplar cada vez mais alunos.

Ainda sobre transporte universitário, no mesmo ato, foi assinado o termo de convênio com o Programa Passe Livre Estudantil do Governo do Estado. Essa iniciativa vem ao encontro do que já vem sendo feito em Giruá, pois visa garantir o subsídio ao transporte de milhares de estudantes gaúchos. A previsão é de que a Associação dos Estudantes receba em torno de 150 mil reais por meio desse pacto. Vale salientar que essa é uma iniciativa giruaense de ir atrás desses recursos já que não foram todos os municípios do Rio Grande do Sul que buscaram aderir ao Programa.

Com as duas iniciativas se complementando, apenas em 2014, deverão ser repassados aproximadamente 320 mil reais em apoio aos estudantes. Com essa verba, organizada, distribuída e fiscalizada pela Assegir, muitos giruaenses conseguirão custear o valor total de suas passagens semestrais. O Governo Municipal luta para que isso se concretize pois, tendo como prioridade a educação, colaborar com o deslocamento daqueles que buscam mais instrução é uma das formas de demonstrar esse apoio.

APROMUG comemora Projeto de Lei em benefício aos professores

A Associação dos Professores Municipais de Giruá comemorou também nessa manhã a assinatura pelo Prefeito Fabiam e envio ao Legislativo Municipal do Projeto de Lei que trata do Programa de Valorização do Magistério.

Esse Programa foi lançado durante o 21º Seminário de Educação e agora está encaminhado para que, por meio dele, o Governo Municipal possa materializar novos benefícios aos professores. São diversas pautas que vinham sendo discutidas entre APROMUG e SMEC. Elas têm como norte o bem-estar dos profissionais, assim como, sua qualificação e remuneração, mesmo que em Giruá já essa já seja uma das maiores do estado.

Dentre os pontos que ela abrange, merece destaque a criação da Casa do Professor, que será um espaço adequado para correção de provas, pesquisas e preparação de aulas. O local será provido de uma estrutura completa com espaços de convivência, acesso gratuito à internet e todo o aparato necessário para a realização dos trabalhos. Essa inovação vai garantir aos professores o período de descanso que lhes é assegurado e também um maior convívio familiar e social.

Outro ponto importante desse Programa é o aumento salarial diferenciado destinado aos professores. Agora, os profissionais da educação receberão em torno de 15% a mais em relação aos índices anualmente concedidos aos servidores do quadro geral.

A confirmação do andamento desse Programa recebeu aplausos dos presentes que estavam vibrantes ao saber que suas reivindicações serão atendidas. O Prefeito Fabiam destacou com orgulho que esse Projeto de Lei representa o atendimento integral de todos os pedidos feitos pela APROMUG.

EMEI Casa da Criança receberá investimentos em estrutura

Outra pauta importante desse encontro repleto de boas notícias para todos os envolvidos com educação em Giruá foi a autorização de repasse de recursos para a EMEI Casa da Criança, maior escola de educação infantil do município.

O Prefeito Fabiam Thomas assinou a autorização de abertura de licitação para a construção de uma passarela que liga o local onde o transporte deixa as crianças e as salas de aula. O objetivo é proteger os alunos, que possuem entre 1 e 6 anos, das chuvas e do sol, tornando a chegada na escola mais segura e confortável.

Além desse investimento, foi autorizada também a licitação para a construção do passeio público em torno de toda a escola. Essa é uma reivindicação de muitos anos que será atendida para que os acessos ao local sejam adequados a todos os tipos de necessidades.