Agentes de Educação e Cidadania recebem capacitação

Na terça-feira, 22, os profissionais passaram pela quarta reunião de formação que visa a capacitação.

O Programa "Agentes de Educação e Cidadania" funciona no município de Giruá desde 2009 e vem apresentando bons resultados no trabalho com alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental das Escolas de Municipais de Giruá. Nesse ano, os Agentes assumiram no dia 1º de outubro e, agora, na terça-feira, 22, passaram pela quarta reunião de formação que visa a capacitação dos profissionais.
Sob Coordenação da assessora da SMEC, Ana Cristina Czegelski Duarte, o grupo assistiu a uma palestra com o Professor e Mestre em Educação da URI - Santo Ângelo, Marcelo Andreatta, que falou sobre os direitos humanos, educação e inclusão. O Prefeito Municipal Fabiam Thomas também conversou com os Agentes sobre as novas estratégias do Programa, as diretrizes que o sustentam e a responsabilidade dos que exercem essa função.
O Programa tem como proposta a aplicação de reforço escolar fora da sala de aula, nas casas, nas praças e nos espaços comunitários de lazer, visando garantir os direitos e a proteção integral ao aluno. O trabalho vem sendo realizado em conjunto com os vários órgãos que de uma forma ou outra contribuem para o desenvolvimento da criança e do adolescente.
O Conselho Tutelar, o Ministério Público e o Judiciário são alguns órgãos que prestam apoio aos agentes que, quando percebem problemas relacionados aos menores, repassam as informações para esses tomarem as medidas necessárias. Por isso, o dia de formação contou ainda com a presença da Promotora Ana Paula Mantay e da Juíza Camila Scanuela que realizaram um bate-papo com os profissionais acerca do papel do programa e de como ele colabora para o trabalho desses órgãos. Outro tema da conversa foram os direitos e deveres da criança e do adolescente e como deve-se trabalhar para garanti-los.
Para a Secretária de Educação e Cultura, Fátima Ehlert, o Programa é uma revolução na educação, pois além de reforçar os conteúdos estudados em sala de aula, colabora na percepção de problemas que possam estar atrapalhando o rendimento dessas crianças. Para ela, "o agente de educação conhece a realidade da família e tem a responsabilidade de fazer um diagnóstico da situação escolar do aluno".
A intenção do Governo Municipal é que o Programa "Agentes de Educação e Cidadania" se prolongue por muitos anos, tendo como prioridade a aprendizagem dos alunos, mas sempre focando em formas de afastar os obstáculos que dificultam o desempenho dos estudantes em sala de aula.