Seminário de Educação supera expectativa e novamente bate recorde de público

Com mais de quinhentos profissionais na área da educação inscritos, o 26º Seminário de Educação aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de julho, no Clube Aliança. O evento reuniu profissionais da educação de diversos municípios como Santo Ângelo, Três de Maio, Salgado Filho, Guarani das Missões e Sete de Setembro. Um grande momento para a Educação do Município, aonde neste ano de 2019, o evento chega a sua 26ª edição. O seminário, desde 1991 é realizado de forma fiel e a cada edição se caracteriza como oportunidade única, perpassando a história da educação de Giruá, buscando lançar propostas e desafios diante das mudanças e anseios na educação de nosso município.

O 26º Seminário de Educação trouxe como tema “Educação para a vida: da aprendizagem em sala de aula para a realidade do mundo” e teve sua abertura oficial na manhã da terça-feira(16), logo após o credenciamento. Na presença de autoridades foi lançado oficialmente o video institucional do município e também a videorreportagem que mostrou os investimentos realizados na rede municipal de ensino, totalizando aproximadamente 1 milhão de reais. Posterior as solenidades, iniciou a palestra de abertura do seminário com o Professor da USP, Doutor José Moran, com a temática: “Educação 4.0: novas formas de aprender e de ensinar em um mundo em profunda transformação”.

As atividades aconteceram a tarde e noite com palestras e atividades artísticas. Na manhã do dia 17 foi de apresentações dos trabalhos de pesquisa e práticas pedagógicas inscritos pelos professores.

Já na quinta-feira(18), os turnos de manhã e tarde foram de oficinas escolhidas pelos profissionais de acordo com sua área de atuação como linguagens, história, educação física, ciências da natureza, tecnologia e gestão escolar. E no período da noite os profissionais de educação foram recepcionados com palestra “Gestão Pedagógica de qualidade baseada em dados”, ministrada pela Professora Paula Chaves da Cunha, de São Paulo. Para o encerramento, uma confraternização com coquetel, música e dinâmicas.

Cartão Cultura

O Seminário de Educação também foi a oportunidade para o desenvolvimento de políticas públicas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que apresentou e entregou o Cartão Cultura.

De forma inédita em Giruá, foi instituído pela Lei Municipal nº 6.801/2019, o cartão cultura que prevê R$ 6,6 mil para beneficiar professores, monitores, supervisores e orientadores da Rede Municipal de Ensino contratados e nomeados, com o intuito de incentivar a leitura e a cultura dos profissionais da educação.

O cartão cultura pôde ser utilizado junto aos livreiros que estavam presentes no evento, para que ali mesmo pudessem adquirir livros nas mais diversas áreas do conhecimento.