Secretária Fátima Ehlert faz balanço do 21º Seminário de Educação

A Secretária falou um pouco do que foi essa edição e dos planejamentos para a 22ª edição do evento

Há uma semana, na noite da quinta-feira, uma palestra intitulada “(Re) pensando no cotidiano das práticas educativas: precisamos aprender para ensinar”, com a Dra. Denise Quaresma da Silva, encerrava mais um intenso ciclo de estudos e aperfeiçoamento no município. Durante três dias, Giruá respirou educação enquanto sediava mais uma edição do tradicional Seminário de Educação.

Agora, uma semana após a 21ª edição do evento, a equipe da SMEC faz seu balanço e começa a pensar nos preparativos da próxima edição, que acontecerá em 2015. A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Fátima Ehlert, concedeu uma rápida entrevista na qual fez algumas considerações sobre o Seminário de Educação.

A organização com antecedência é uma das marcas da equipe, sobre isso, Fátima Ehlert explicou: “no momento em que concluímos uma edição a outra começa a ser preparada, lemos todas as avaliações, também vamos assimilando as falas dos profissionais participantes, as sugestões dos palestrantes e as escutas que realizamos junto as equipes das escolas. Para o 22º Seminário de Educação pensamos em focar o tema na questão da 'Função Docente: construção individual e coletiva'”.

Nesse sentido, o preparo cuidadoso se dá porque a expectativa para cada edição é maior, isso porque, segundo a Secretária: “o Seminário já se consolidou e temos atingido um número significativo de profissionais e de municípios. Penso que a cada ano teremos mais procura e estaremos nos preparando para garantirmos qualidade sempre.”

Esse ano, 480 profissionais ligados a área educacional de vários municípios participaram do Seminário que foi estruturado a partir do tema “Formação Humana e Aprendizagem: Diálogos Possíveis". Foram três dias de intensa reflexão coletiva sobre o assunto em diferentes atividades. “A forma dinâmica de organização do seminário em palestras, painéis, minicursos e apresentação de trabalhos fez com que estes nove turnos de estudos fossem realizados de forma prazerosa, pois mesmo os dias de chuva e frio não impediram a participação de todos.”, ressaltou a Secretária Fátima.

E equipe da SMEC está contente pois o 21º Seminário de Educação foi encerrado com sucesso. Diante dos bons resultados, a Secretária Fátima Ehlert fez seu agradecimento: “Gostaria de agradecer a toda a comunidade giruaense que já espera a cada ano a realização do Seminário de Educação. Lembrar que evento é construído por muitas mãos e que tem ultrapassado governos, partidos e ideologias e tem realmente mostrado o compromisso do município com a Educação e o entendimento desta como a maior forma de desenvolvimento de uma comunidade. Agradecimento especial a toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura que com profissionalismo, empenho e dedicação vive o Seminário desde a sua organização inicial até o último minuto e também ao Prefeito Fabiam que tem acreditado no trabalho desta equipe e de todos os profissionais da Educação de Giruá.”.