21º Seminário de Educação inicia com grande movimentação

O 21º Seminário de Educação, realizado pelo Governo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, teve seu início ontem, 22 de julho, e conta com a presença de centenas de profissionais da educação de Giruá e região. O evento que esse ano está sendo realizado com o tema “Formação Humana e Aprendizagem: diálogos possíveis” já é tradicional no meio e busca discutir sobre a escola, a educação e as atividades que envolvem aprender e ensinar.

A abertura oficial aconteceu na noite de terça-feira e contou com a presença de vereadores, secretários municipais e representantes regionais. O Prefeito Fabiam Thomas agradeceu a equipe, aos alunos e ao público que, segundo ele, é quem realmente faz o Seminário de Educação ser um sucesso maior a cada ano. A Secretária de Educação e Cultura Fátima Ehlert fez a acolhida inicial e falou dos investimentos que seriam apresentados naquele momento “a cada seminário apresentamos algo novo à comunidade escolar, temos muitos desafios e sonhos, mas é com um passo de cada vez que vamos conquistando”.

Na ocasião, um vídeo com uma breve prestação de contas dos investimentos realizados em educação desde 2009 foi apresentado. Além disso, como já é prática do Governo Municipal neste evento, novos anúncios e assinaturas foram realizadas. Inicialmente foi oficializada a autorização para distribuição de 1500 uniformes escolares aos alunos da Rede Muncipal de Ensino durante o mês de agosto. Em seguida, a ordem de serviço que determina o início imediato da retomada nas obras da Escola de Educação Infantil Pró-Infância, do Bairro Leimann, foi assinada. Por último, a autorização de encaminhamento pela SMEC ao setor competente das atualizações necessárias no plano de carreira do magistério público municipal foi firmada. Muito aclamada pelo público, essa medida trata de alterações que contemplam o plano de valorização do magistério em Giruá.

A noite contou ainda com duas belas apresentações musicais, a primeira com a Orquestra de alunos da EMEFATI São Miguel Arcanjo, de Mato Grande, que tocou música nativista e um compilado de músicas infantis, além do Hino Riograndense. A segunda com alunos EMEF Nicolau Leite que, em coral, realizaram uma homenagem ao cantor Jair Rodrigues

A palestra de abertura do Seminário foi realizada pelo professor Danilo Gandin, que já havia participado da 2º edição do evento, 18 anos atrás. O tema da exposição foi “Planejamento na sala de aula e a busca da autonomia da escola e do professor.” e tratou dos problemas enfrentados na regência de classe nos dias de hoje.

Hoje, quarta quarta-feira (23), os trabalhos começam com a palestra intitulada “Interdisciplinaridade e a Construção e Reconstrução do Conhecimento na Escola Básica” com o professor Gaudêncio Frigotto, da UERJ. À tarde serão realizados painéis temáticos específicos para cada área: educação infantil, anos iniciais e anos finais.