Smec promove encontro da Rede de Apoio à Escola

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu no dia 4 de Setembro, no Centro Cultural Adelina Dias, uma reunião da Rede de Apoio à Escola, conhecida como RAE, na Rede Pública Municipal de Ensino.
     A Rede de Apoio à Escola é um grupo condutor formado por representantes de direções das Escolas da Rede Municipal de Ensino, Secretaria Municipal de Educação, Poder Judiciário, Promotoria, Conselho Tutelar, Secretaria de Promoção Humana, CRAS, CREAS, COMDICA e demais membros, com o objetivo de tratar de assuntos referentes à infrequência e evasão escolar criança e ao adolescente em idade escolar.
     A RAE realiza reuniões regularmente, mapeando e identificando os problemas ou situações apontadas por cada escola e que sugere intervenção na busca por entender mais especificamente os problemas relacionados ao contexto do aluno, auxiliando em seu retorno para a escola. Os motivos que levam o aluno a tornar-se infrequente.
     O desestímulo ao estudo deve estar ligado a algum problema que o aluno ou a família estão enfrentando, como dificuldade de transporte, gravidez na adolescência, defasagem de idade e série, problemas de saúde na família, dificuldade de socialização na escola, entre outros.

O grupo da RAE busca encaminhamentos para essas dificuldades, adaptando o aluno ao turno adequado, auxiliando a família através dos programas sociais da Assistência, entre outras orientações singulares a cada caso.