REINICIAM AULAS DO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO

Programa Cidadania Plena alfabetiza idosos, adultos e jovens em Giruá desde 2011

Com o objetivo de erradicar o analfabetismo entre jovens, adultos e idosos de Giruá, o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, está oportunizando pelo quarto ano consecutivo a escolarização dos estudantes com idade acima de 15 anos e que não tiveram acesso à alfabetização em idade própria. Muitos alunos já foram alfabetizados nos 3 primeiros anos do Programa, e a meta é oportunizar o aprendizado a todos os analfabetos de Giruá. O Programa já foi reconhecido a nível estadual, no âmbito do Prêmio Gestor Público, promovido pelo Sindifisco/RS.

A erradicação do analfabetismo é um desafio a nível mundial, mas em Giruá o Programa Cidadania Plena vem atingindo resultados excelentes, com a formação de turmas e a certificação dos alfabetizados, anualmente. O compromisso assumido pelo Governo Municipal ainda em 2011 busca desenvolver ações que oportunizem aos alunos participantes o resgate de sua própria história como autores desta e a formação cidadã, conhecimentos envolvendo os aspectos sócio-econômico-político-culturais visando a construção da consciência crítica e reflexiva, onde as capacidades, atitudes e valores, sejam necessário para que possam buscar a qualidade de vida e a participação social. Ao final de cada etapa, comprovada a alfabetização, os alunos recebem uma Bolsa-Auxílio, no valor de R$ 250,00. Para o Prefeito Fabiam Thomas, de início o Programa parecia uma utopia inatingível, e talvez em razão desta própria constatação veio a motivação para seguir adiante com os propósitos iniciais. “Tendo continuidade, e mantidos os objetivos propostos em 2011, o Cidadania Plena fará Giruá zerar o analfabetismo, o que realidade hoje em poucos países no Mundo. Nossa taxa de analfabetismo  está diminuindo a cada ano, graças ao esforço dos professores, da coordenação do Programa e da Secretaria de Educação, e dos alunos, que deixam o constrangimento de lado e mergulham no mundo do conhecimento com 30, 50, com 90 anos de idade. Somos idealistas, e não temos medo de ousar quando o que está em jogo é a educação”, finaliza Fabiam.

As aulas da etapa 2014 do Programa iniciaram no mês de maio. 6 turmas foram formadas, totalizando 70 alunos, distribuídas nos Centros Comunitários dos Bairros Santa Rita, Moura e Distrito de XV de Novembro, Igreja do Evangelho Quadrangular (Bairro Morada do Sol), Escola Agrícola São Miguel Arcanjo (Mato Grande) e Escola Nicolau Leite (Bairro Santa Fé). O Programa é coordenado pela Professora Tatiana Soller desde a sua implantação, e está sob a responsabilidade da Secretária Fátima Ehlert.

Maiores informações poderão ser obtidas junto a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, pelo fone 3361-2000, com a Supervisora Tatiana Soller.