ESCOLAS MUNICIPAIS DESENVOLVEM PROJETOS AMBIENTAIS

ESCOLAS MUNICIPAIS DESENVOLVEM PROJETOS AMBIENTAIS


ESCOLAS MUNICIPAIS DESENVOLVEM PROJETOS AMBIENTAIS



No mês de maio as turmas de 5º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental da Sede e do Interior receberam da Secretaria Municipal de Educação e Cultura o material pedagógico de um dos projetos desenvolvidos pela Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF). Trata-se de "Pequenas histórias de plantar e de colher", ação trabalhada através de kits compostos de livros, CD's e DVD's.



Este material oportunizará o conhecimento sobre a importância da história da agricultura e o quanto isso influencia a economia do nosso país, pois é graças a riqueza do nosso solo, à abundância dos nossos rios, as características do nosso clima que temos a produção de diversos alimentos, geração de energia e de economia, e a própria sustentabilidade. As crianças aprenderão sobre as boas práticas agrícolas e ensinamentos sobre o campo, agricultura sustentável e responsabilidade ambiental e social, bem como sobre o uso consciente dos espaços do meio ambiente para a produção agrícola.



Através da leitura dos textos do livro "Pequenas Histórias de Plantar e de Colher", algumas atividades já foram desenvolvidas de forma integrada com o plano de trabalho do professor: confecção de painel sobre o meio ambiente, maquete "o lugar onde vivo", questões de sustentabilidade, construção do mapa dos continentes, reconhecendo o Brasil no mundo, estudo sobre a evolução das sementes até chegarem às transgênicas, um fator essencial à identidade cultural, observação, desenho e expressão das partes e da alimentação de uma planta, tipos de solo/terreno para plantio, álbum das sementes; tipos de alimentos e desperdício de alimentos.



Para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Fátima Ehlert, a adesão ao projeto foi com o intuito de inserir uma proposta de ensinar de forma lúdica, a importância da agricultura para a comunidade e, de certa forma, incentivá-los a trabalhar em prol da agricultura brasileira.