Nova jornada de formação pela Alfabetização na Idade Certa

Rede Municipal de Ensino em nova jornada de formação pela Alfabetização na Idade Certa

No dia 23 de abril, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), realizou o primeiro encontro de formação continuada para os professores que atuam nas turmas de 1º ao 3º ano da Rede Municipal de Ensino, através do Programa Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

O programa tem como objetivo principal alfabetizar todas as crianças, até o final do terceiro ano do ensino fundamental, quando elas completam 8 anos. Essa ação é inédita e conta com a participação articulada do Governo Federal, Estadual e do Governo Municipal, dispostos a mobilizar o "melhor" dos seus esforços e recursos, valorizando e apoiando professores e escolas, com materiais didáticos de alta qualidade para todas as crianças, implantando sistemas adequados de avaliação, gestão e monitoramento.

Dando continuidade a formação que iniciou no ano de 2013, na área de linguagem, esta etapa abordou a alfabetização matemática, com carga horária de 160h, contando com um grupo de 25 professores alfabetizadores e supervisores das escolas. A orientadora de estudos é a Professora Helena Pértile Izeppi. Para a Secretária Fátima Ehlert, estes encontros são de suma importância para a prática pedagógica do professor, que aliando teoria e prática ressegnificam seu fazer pedagógico.