SMEC realiza acompanhamento pedagógico em Escolas Municipais

Educação é dever de todos e em especial do Poder Público

SMEC realiza acompanhamento pedagógico nas Escolas Municipais

A Secretaria Municipal de Educação acreditando que a responsabilidade social de construção da Educação é dever de todos e em especial do Poder Público, retomou as visitas da Equipe Pedagógica da SMEC às Escolas Municipais, desde o dia 25 de fevereiro. A prática, adotada é uma rotina do setor visto a importância, a necessidade e a corresponsabilidade de cada um com a qualidade da Educação.

As visitas têm como objetivo acompanhar e orientar o trabalho das escolas quanto às ações previstas para o ano de 2014, com foco nas metas pactuadas pelas escolas e comunidade, através de seus Projetos Pedagógicos em articulação com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

As visitas são periódicas conforme cronograma estabelecido internamente, mas as escolas também podem solicitar visita para atender alguma necessidade da instituição escolar. Durante as primeiras visitas a equipe observou uma boa receptividade em todas as instituições. Dentre as ações realizadas nessas, as equipes diretivas tem a oportunidade de apresentar suas demandas e dialogar diretamente com o Órgão Gestor de Ensino sobre as situações vivenciadas no ambiente escolar, esclarecer dúvidas, apresentar sugestões, bem como receber orientações sobre elaboração de projetos, turno integral, Atendimento Educacional Especializado - AEE, documentação escolar, atividades desenvolvidas pelos Agentes de Educação e Cidadania.

O foco do acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas pelas escolas está centrado nos indicadores referentes aos resultados escolares internos e externos, ao desempenho dos alunos e ao sucesso na vida escolar.

"Aproximar os atores envolvidos com o processo educacional é o nosso foco, para que assim, cada um sinta-se co-responsável e motivado a participar e dialogar, tendo como meta principal melhorar ensino, a aprendizagem e o desempenho escolar", afirma a Secretária Fátima Ehlert.