Oitava edição do Dia da Cidadania na Escola Nicolau Leite

O objetivo do evento foi compartilhar o trabalho realizado durante todo ano, e proporcionar aos alunos e à comunidade escolar um momento cultural.

Oitava edição do Dia da Cidadania na Escola Nicolau Leite

Foi com espírito de celebração que na noite do dia 08 de dezembro a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nicolau Leite, acolheu autoridades, representantes de entidades, convidados especiais, pais, mães, alunos e demais familiares para a abertura da  8ª edição do Dia da Cidadania, neste ano com o tema – Construindo Cidadania com Monteiro Lobato. O evento teve continuidade no dia seguinte, com presença marcante dos familiares de alunos. Prestigiaram o Dia da Cidadania o Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, o Deputado Estadual Jeferson Fernandes, Vice-Prefeito Elton Mentges, Vereador Maurílio Borges de Mattos, Secretária Municipal de Educação e Cultura, Fátima Ehlert, Eleandro Crespin, presidente da ACPM, Catarina Flores da Silva, presidente do Conselho Escolar, Sara Barbosa Ferrão, presidente do Grêmio Estudantil, Ângela Samersla, representante do Clube de Mães, Santos Maicá, representante do Bairro Santa Fé e Sandra Ceretta, neta de Nicolau Leite . A Diretora Dalva Moura acolheu os presentes em nome da Escola.

O objetivo do evento foi compartilhar o trabalho realizado durante todo ano, e proporcionar aos alunos e à comunidade escolar um momento cultural e de confraternização. A participação, a colaboração, a presença das famílias dos alunos na escola mereceu um destaque muito importante. O tema da 8ª edição - Construindo Cidadania com Monteiro Lobato, cujas obras literárias foram trabalhadas na escola, teve como um dos objetivos específicos compreender a arte vinculada à cidadania, já que a expressão artística é um poderoso instrumento de comunicação e de construção subjetiva, capaz de aperfeiçoar o modo de olhar e de sentir o mundo. Trabalhar a partir de um texto arte, da literatura, é instigar a elevação do espírito e a percepção da boniteza. Tão necessários para o desenvolvimento integral das crianças.

A diretora Dalva em sua fala abordou a dimensão cultural do Dia da Cidadania, que não se restringe apenas à confraternização, prestação de serviços, lazer e recreação, mas a valorização da nossa identidade, da nossa cultura, das pessoas que se destacam na construção da história domunicípio de Giruá, mencionando mais uma vez as conquistas que a escola teve nesses oito anos de administração, as conquistas da ACPM – todos pais, professores e funcionários. Esse foi um momento de celebração e de gratidão.

A Secretária de Educação e Cultura, Fátima Ehlert enfatizou a importância dos projetos desenvolvidos pelas escolas ao longo destes 08 anos, e que cada escola deixa a sua marca, e a Escola Nicolau Leite deixa como marca o Dia da Cidadania que une toda a comunidade escolar. Também agradeceu o trabalho da equipe diretiva, professores e funcionários que muito contribuíram com a melhoria da qualidade da educação na Rede Municipal de Ensino que hoje se destaca e garante a todos espaços dignos, profissionais qualificados e projetos diferenciados. Desta forma a escola passa a ser um espaço de formação, cidadania e aprendizagem.