Inauguração da nova EMEI Leonel de Moura Brizola

Na manhã de sexta-feira, 09 de agosto, a Prefeitura Municipal inaugurou a Escola Municipal de Educação Infantil Leonel de Moura Brizola.

Inauguração da nova EMEI Leonel de Moura Brizola

Na manhã de sexta-feira, 09 de agosto, a  Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC, inaugurou a Escola Municipal de Educação Infantil Leonel de Moura Brizola, localizada no Bairro Leimann. A obra foi executada pela empresa MH Construções LTDA.

Presentes no ato de inauguração e compondo a mesa oficial, o Prefeito Ângelo Fabiam Duarte Thomas, a Primeira Dama e Secretária Municipal de Promoção Humana Carolina de Oliveira Konzen Thomas, o Representante do Legislativo José Paulo Schnorr Taborda, a Assessora responsável interina pela SMEC Ana Cristina Czegelski Duarte, a Presidente do Conselho Municipal de Educação e diretora da EMEF Batista Professora Sílvia Maria Copetti Calegaro, a Presidente da Associação de Moradores do Bairro Leimann Terezinha Proença e o Engenheiro e sócio proprietário da MH Construções, responsável pela execução da obra Hermes Matzembacher Filho. Também participaram do momento os demais secretários municipais, professores do município, alunos, pais, moradores do bairro e demais membros da comunidade giruaense.

A nova EMEI destina-se à oferta de educação infantil na faixa etária de 0 a 5 anos, possuindo capacidade de atendimento à 120 crianças em tempo integral ou 240 em tempo parcial. Esta unidade escolar faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), criado pelo Governo Federal, com a finalidade de prestar assistência financeira aos municípios visando garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil da rede pública.

A unidade construída, assim como as demais, é dotada de ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças, como salas de aula, sala multiuso, sanitários, fraldários, recreio coberto, parque, refeitório, entre outros. Dessa forma, se permite a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço.

Em Giruá, a escola possui uma área construída de 1.118,48 m2 totalizando aproximadamente R$1 milhão e 600 mil investidos, sendo a maior parte proveniente de projeto encaminhado junto ao FNDE/MEC e o restante coberto pelo Governo Municipal.

A denominação da escola deu-se através da Lei Municipal Nº 6.319/2016, de 19 de abril e está regulamentada pelo Decreto Nº 1.098/2016, de 29 de abril, que dispõe sobre a criação e autorização de funcionamento da mesma para fins de cadastramento junto ao Censo Escolar da Educação Básica 2016. Ao denominá-la de EMEI Leonel de Moura Brizola, objetivou-se homenagear um dos grandes líderes de nosso país, que lutou incessantemente pela educação quando governador do Estado do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. Em sua história, construiu cerca de 6 mil escolas CIEP, sendo uma delas em Giruá.

Logo após o descerramento da placa e abertura oficial da escola, os presentes puderam visitar cada instalação e conferir o trabalho da MH Construções. As inscrições serão abertas.