Giruá sediou evento de iniciativa estadual para Servidores Tributários

Giruá sediou evento de iniciativa estadual para Servidores Tributários

O município de Giruá foi sede de evento regional na quinta-feira, 28 de abril.  O Encontro se tratou de um Treinamento do Programa de Integração Tributária (PTI), de iniciativa do Governo Estadual.  Servidores públicos municipais de 22 municípios estiveram reunidos para palestra no Auditório Regina Giovelli. O Prefeito Fabiam Thomas se fez presente para cumprimentar os participantes e ressaltar a importância do evento.

O palestrante foi o Auditor Fiscal da Receita Estadual, 9ª DRE-Santo  Ângelo, Cleto Vanderlei Macht Brutes. Durante todo o dia foram debatidas questões práticas sobre produção rural, legislação e respectiva pontuação no trânsito de mercadorias. As experiências compartilhadas por cada município também contribuíram muito para os demais, significando avanço para a gestão pública, relativamente à administração financeira.

Foram anfitriões do Encontro os integrantes da Secretaria Municipal de Gestão Financeira e Suprimentos, sob responsabilidade do Coordenador Administrativo Fernando Prestes, em virtude do envolvimento indireto de todas as Secretarias Municipais. Um coffee break foi oferecido aos participantes.

Programa de Integração Tributária (PIT)

O PIT é uma ação de importante incentivo do estado aos municípios no que diz respeito às práticas corretas da administração financeira. À medida que os municípios adotam as medidas propostas pelo programa e cumprem metas, recursos públicos estaduais são repassados para as Prefeituras. Atualmente, Giruá ocupa posição de destaque no ranking estadual de cumprimento das diretrizes do PIT, estando entre os municípios da região com mais alta pontuação.

Segundo o Prefeito Fabiam Thomas, sediar um Treinamento do PTI significa o reconhecimento, por parte do Estado, da importância em compartilhar conhecimentos técnicos e ouvir as boas praticas em administração tributária que existem nos municípios. “Ficamos felizes em sediar o evento e também com o reconhecimento por parte da Delegacia da Receita Estadual do trabalho que vem sendo realizado aqui em Giruá. Recentemente, lançamos mais de 20 medidas de contorno a crise financeira que assola os municípios, para que a redução dos repasses a que temos direito não afetasse áreas vitais, a prestação de serviços essenciais, e o próprio desenvolvimento de obras públicas na cidade e no interior. A estratégia foi exitosa, e este controle da situação foi obtido sem a necessidade de aumentar impostos ou sacrificar o contribuinte.”

Por fim, o Prefeito também lembrou os presentes que há cerca de 60 dias o Estado do Rio Grande do Sul publicou levantamento que revela Giruá como o 4º município com maior incremento no ICMS para 2016, dentre os 85 que compõe a região da 9ª DRE/RS. Entre os dez municípios que tiverem os maiores índices de participação no ranking dos municípios abrangidos pela 9ª DRE de Santo Ângelo, somente Horizontina (15,48%), São Luiz Gonzaga (9,84%) e Santa Bárbara do Sul (9,22%) tiveram o percentual de aumento superiores ao de Giruá (7,89%). Os municípios de Ijuí (0,42%), Santa Rosa (2,84%), Santo Ângelo (4,36%), Cruz Alta (0,86%), Panambi (0,50%) e Ibirubá (2,79%) completam a lista das maiores economias, que coloca Giruá na décima posição dessa vasta região.