Governo Municipal recolhe mais de 6 mil itens de Lixo Eletrônico

É indispensável para a saúde pública seu descarte apropriado.

Governo Municipal recolhe mais de 6 mil itens de Lixo Eletrônico

Na quarta-feira, 06 de abril, o Governo Municipal realizou, em parceria com a empresa Natusomos de Horizontina (RS), o recolhimento de Lixo Eletrônico na Praça Aládio Ferreira. Foram recebidos cerca de 6 mil itens, entre eles eletrodomésticos, aparelhos telefônicos, cabos, CDs e DVDs.

Esta foi a edição semestral de uma ação pensada pela Administração Municipal com apoio da Câmara Municipal de Vereadores, que visa promover o recolhimento adequado desses materiais em desuso. O lixo eletrônico possui substâncias químicas perigosas, que ao contaminar o solo e a água acarretam em doenças para a população. Sendo assim, é indispensável para a saúde pública seu descarte apropriado.

O giruaense Luis Kronbauer, morador há 30 anos, afirma que esta é uma iniciativa “muito boa, que ajuda a manter a cidade bonita”. Também comenta que sua família tem o costume de guardar esses materiais sem uso até que o recolhimento apropriado seja realizado.

Segundo o Prefeito Fabiam, o Governo Municipal contribui com a destinação correta do chamado "lixo eletrônico", e por força de convênio específico com a empresa Natusomos, assegura que todos os equipamentos adquiridos com recursos públicos sejam descartados conforme exige as leis ambientais.

“Mas a maior contribuição é para com a comunidade. A lei exige que cada proprietário destine corretamente os seus bens, e como isso se torna difícil de acontecer individualmente, optamos em trabalhar para que a empresa pudesse oferecer também está solução para a comunidade em geral. Com isso, ganha o meio ambiente, e a legislação acaba sendo obedecida por meio desta agenda de colaboração criada pelo Governo Municipal”- ressaltou Fabiam.

O Programa Cidade Limpa, pelo qual o recolhimento foi promovido, visa erradicar problemas de saúde pública relacionados ao lixo, trazendo também um ambiente mais agradável para os giruaenses.