QUIOSQUE ALDEIA YATAY ESTÁ ABERTO A COMUNIDADE

QUIOSQUE ALDEIA YATAY ESTÁ ABERTO A COMUNIDADE

O Governo Municipal de Giruá, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável,  juntamente com o grupo de entidades parceiras na organização da reabertura do Quiosque Aldeia Yatay, celebraram o importante momento de reabertura do espaço público de comercialização de alimentos e artesanato, às margens da RS-344. O ato aconteceu no dia 22 de março, reunindo dezenas de pessoas, as quais puderam conferir, degustar e adquirir os produtos disponibilizados no local. Em todas as manifestações e momentos, o Governo Municipal registrou os devidos agradecimentos  as entidades parceiras, reconhecendo a importância da construção coletiva para a solidificação e amadurecimento da ideia de retomar as atividades no Quiosque: Igreja Evangélica de Confissão Luterana Brasileira, grupo de agricultores da Comunidade da Bela Vista - Projeto Cio da Terra, Emater,  Sindicato dos Trabalhadores Rurais,  e a Cooperativa Central da Agricultura Familiar - UNICOOPER, entidade conveniada com a Prefeitura Municipal para dar o suporte técnico e inserir os produtos locais no mix que já distribuído no Estado e no País, e que recebe recursos para manutenção e uso do espaço físico do Quiosque Municipal.

O quiosque Aldeia Yatay retomas as atividades com uma proposta inovadora de agregação dos pequenos produtores giruaenses a outras cadeias já consolidadas, e oferece a comunidade local e regional uma diversidade de produtos coloniais e orgânicos como cereais, óleos, sucos, erva mate, açúcar, hortaliças, frutas, panifícios, bolachas e outros tipos de doces, além do espaço especial para as compotas, licores, polpas de butiá e outras frutas nativas. Também são encontrados produtos in natura, como a mandioca, milho verde, verduras e hortaliças. Produtos das agroindústrias locais são destaque no quiosque, como peixe, frango, salame, queijo, melado e schimier, produzidos por nossas agroindústrias, empresas e agricultores, além da qualidade e diversidade de nosso artesanato já consagrado pela Festa do Butiá. O quiosque estará atendendo durante a semana no horário comercial e também aos sábados pela manhã.

Prestigiaram o ato de reinauguração, o Prefeito Municipal, Angelo Fabiam Duarte Thomas, vice-Prefeito Elton Mentges, Vereadores Flávio Weschenfelder, Maurílio Borges de Mattos, Andrei Schnor dos Santos, Pastor Fabio Rucks, da IECLB, Sigfriedt Schott, representando o Programa Cio da Terra, João Becker, representando a Emater, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Ribeiro Prestes do STR, Paulo Kreutz, Presidente da Unicooper, Juarez Londero, Presidente do Sindicato Rural, ex Vice-Prefeito Edgar Martin, Secretários Municipais, imprensa falada e escrita, demais autoridades, lideranças e representantes de entidades.