GIRUÁ DIVULGA NÚMEROS DO CANIL: 302 CÃES FORAM ALBERGADOS EM UM ANO

GIRUÁ DIVULGA NÚMEROS DO CANIL: 302 CÃES FORAM ALBERGADOS EM UM ANO

Decorridos 12 meses de vigência do contrato entre o Município de Giruá e a empresa Lissarassa e Machado Ltda, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico divulga dados relativos à albergagem de cães abandonados, errantes, e vítimas de maus tratos de Giruá. Para o ano de 2016, foram assegurados os recursos para a manutenção dos serviços, e não está descartada a hipótese de novos serviços serem contratados, como a castração de cães, por exemplo, nos casos em que a técnica recomenda tal medida.

Mensalmente, o Executivo Municipal investe aproximadamente R$ 60.000,00 ao ano para a manutenção dos serviços, e a diminuição dos cães nas ruas já é sentida pelos giruaenses. O maior ganho, no entanto, é com relação a proteção aos animais: ao invés do abandono, estão albergados em local próprio, recebendo alimentação, cuidados técnicos e clínicos, controles de vetores patógenos, procedimentos cirúrgicos quando necessário, vacinas e medicamentos, e o melhor: aguardando pela adoção com os devidos atestados de plenas condições de saúde.

Diversas visitas são realizadas ao Canil, por parte do Prefeito Fabiam Thomas servidores municipais. O Secretário Municipal Ricardo Jurenick, responsável pela ação., acompanha não somente a albergagem como os serviços de captura dos animais, e destaca a interação da comunidade com o programa, além das intervenções da Vigilância Sanitária e do Ministério Público, apontando casos de necessidade de albergagem.

No primeiro ano do programa, 302 cães foram albergados, e cerca de 170 adoções foram realizadas, dentro da média de 14 adoções por mês. Dos animais albergados, 120necessitaram de procedimentos mais complexos, e acompanhamento pelo médico veterinário responsável pelo canil. Com relação ao porte dos cães, 215adultos e 87 filhotes.

Cada cidadão é responsável pelos animais de estimação, e em caso de abandono ou maus tratos, por exemplo, poderá responder criminalmente. Os serviços não estão disponíveis a quem queira ‘se livrar’ dos animais de estimação, pela impossibilidade de transferir responsabilidades pessoais ao poder público. A albergagem se destina aos animais errantes, abandonados ou vitimados pela violência ou maus tratos.  Para dúvidas, contate a SMDES através do telefone 3361-2933, e-mail desenvolvimentosustentavel@girua.rs.gov.br , ou no endereço Rua Sete de Setembro 405, Centro.