Giruá recebeu o 5º ERART – Encontro Regional de Arte e Tradição

Evento inserido na programação dos 60 anos contou com apoio do Governo Municipal

Giruá recebeu o 5º ERART – Encontro Regional de Arte e Tradição

O Município de Giruá transformou-se na Capital Regional do Tradicionalismo nos dias 18 e 19 de julho, quando recebeu no Parque de Exposições Olmiro Callai o 5° ERART – Encontro Regional de Arte e Tradição, evento realizado pelo CTG Querência Crioula e Governo Municipal com o apoio da 3ª Região Tradicionalista.

O ERART reuniu em Giruá 12 municípios da 3ª Região Tradicionalista assim representados; São Borja – CFTG Farroupilha, CN Boitatá, CTG Tropilha Crioula e PTG João Manoel. Santo Ângelo representado pelo CTG 20 de Setembro, CTG Os Legalistas, GDF Os Farroupilhas, GTF Cel. Aparício Borges e CTG Tio Bilia. Santa Rosa representado pelo CTG Chama Crioula e CTG Sepé Tiarajú. O município de São Pedro do Butiá esteve presente com o CTG Estância de São Pedro, Tuparendi pelo CTG Fronteira da Amizade, São Luiz Gonzaga pelo CTG Galpão de Estância e DN Carlos Bastos do Prado, Entre-Ijuís pelo CTG Grito de Sepé e CTG Sepé Tiarajú, Porto Lucena pelo CTG Querência Costeira, Santo Cristo pelo CTG Rancho da Amizade, São Paulo das Missões pelo CTG Sentinelas do Comandai, Santo Antônio das Missões pelo Piquete dos Farrapos e Giruá através do CTG Querência Crioula e Piquete Nativista Giruá.

O 5º Encontro Regional de Arte e Tradição foi evento classificatório para o Circuito Missioneiro de Rodeios Artísticos da 3ª Região Tradicionalista e do ENART, que tem por finalidade a preservação, valorização e divulgação das artes, dos usos e costumes e da cultura popular do Rio Grande do Sul, bem como, o incentivo ao aperfeiçoamento das habilidades artísticas dos participantes, sendo que foi disputado em três palcos simultaneamente, nas modalidades de Declamação, Solista Vocal, Gaitas, Chula, Dança de Salão, Danças Tradicionais nas categorias mirim, infantil, juvenil e adulto forças A e B.

Quando da abertura Oficial do 5º ERART que aconteceu na manhã do domingo, foi assinado pelo Prefeito Municipal Ângelo Fabiam Duarte Thomas e pelo Patrão do CTG Querência Crioula Loir Zemolin, o Convênio autorizado através da Lei Municipal nº 6185/2015 de 15 de julho de 2015, que autoriza o Executivo Municipal a firmar convênio e a repassar recursos financeiros ao Centro de Tradições Gaúchas - Querência Crioula, no valor de R$23,268,00(vinte e três mil, duzentos e sessenta e oito reais), destinados a custear despesas com ERART – 5° Encontro Regional de Arte e Tradição.

O auxílio foi concedido em parcela única, através de cheque entregue pelo Prefeito Fabiam ao Patão Loir Zemolin quando da assinatura do convênio, sendo que em a Entidade Tradicionalista fica comprometida a colaborar com o Governo Municipal em eventos realizados pelo Município, ceder a Entidade quando solicitado sem custos a municipalidade, apoiar as campanhas realizadas pelas Secretarias Municipais e dar continuidade a realização de Oficinas nas Escolas Municipais, despertando nos alunos o interesse pela cultura tradicionalistas do estado do Rio Grande do Sul.

Para a Secretária Municipal de Educação e Cultura professora Fátima Ehlert, o repasse destes recursos efetuados pelo Governo Municipal para a realização deste evento que congrega a 3ª Região Tradicionalista através da participação de 23 entidades de 12 municípios, é porque como Governo, acreditamos que estes eventos ajudam a preservar a arte, a cultura e as tradições rio-grandenses, e, na seriedade em que o CTG Querência Crioula vem representando o município nos eventos regionais e em nível de Estado.

O Prefeito Fabiam ao deixar sua mensagem aos tradicionalistas presentes iniciou saudando a todas as famílias, peões e prendas, entidades presentes ao evento, e em especial ao CTG Querência Crioula pela organização, destacando que o ERART é um encontro para celebrar e confraternizar através da arte e da cultura gaúcha. Fabiam fez um agradecimento especial ao Coordenador da 3ª Região Tradicionalista Marcelino Olisan em nome do qual agradeceu a presença de todos em Giruá, neste evento cultural que está inserido na programação alusiva aos 60 anos do município.

O Prefeito destacou ainda que a 3ª Região Tradicionalista através de seu trabalho tem instigado aos municípios da região realizar eventos importantes de culto as mais caras tradições rio-grandenses, e que vem moldando nossos jovens através deste sentimento de civismo e de amor pela causa e pela cultura gaúcha, formando novas lideranças que darão continuidade a este importante trabalho até aqui desenvolvido.

Queremos acima de tudo parabenizar a todos, pelo belo espetáculo cultural que Giruá teve a oportunidade de receber neste final de semana, e sempre estaremos de braços abertos para receber eventos desta magnitude finalizou Fabiam.

Ao Final do ERART o município de Giruá através do CTG Querência Crioula conquistou o 1º Lugar nas modalidades de Gaita Piano juvenil, Gaita Ponto com mais de 8 baixos juvenil, Gaita ponto até 8 baixos mirim e Solista Vocal Masculino infantil. O 2º Lugar em Declamação masculina, Gaita Ponto até 8 baixos infantil e juvenil, Solista Vocal feminino infantil e masculino mirim. O 3º Lugar para Danças Tradicionais juvenil, Gaita Ponto mais de 8 baixos mirim e juvenil, Solista Vocal feminino infantil e Solista Vocal masculino mirim, e um 3º Lugar para o Piquete Nativista Giruá na categoria mirim masculina.