Mais de 1000 tradicionalistas disputarão o 5º ERART em Giruá

Giruá, mais uma vez, será a sede do tradicionalismo missioneiro e gaúcho

Mais de 1000 tradicionalistas disputarão o 5º ERART em Giruá

Giruá, mais uma vez, será a sede do tradicionalismo missioneiro e gaúcho.  O 5° Encontro Regional de Arte e Tradição - ERART, acontecerá no Parque de Exposições Olmiro Callai nos dias 18 e 19 de julho, e será realizado pelo CTG Querência Crioula e pelo Governo Municipal. O evento é gratuito, e um grande público é esperado. Além da infraestrutura do Parque de Exposições colocada a disposição, da disponibilização de mão-de-obra, do pagamento de taxas e despesas para a reativação de todo o complexo do Parque, o Governo Municipal irá repassar recursos financeiros ao CTG, para viabilizar a realização do evento, no montante de R$ 22.268,00 (vinte e dois mil duzentos e sessenta e oito reais).

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura está coordenando a participação do poder público, e por parte do CTG, o casal Patrão Loir e Cassia Zemolin, e os responsáveis pela artística, Erimar e Dinara Ehlert, lideram centenas de voluntários que estão sendo convocados para auxiliar nos trabalhos.

O público estimado é de 4 mil pessoas, oriundos de dezenas de municípios da região. Os competidores irão apresentar o melhor da cultura gaúcha, valorizando as tradições e comprovando a força cultural dos Centros de Tradição Gaúcha. O Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG, e a 3° Região Tradicionalista - 3° RT, apoiam o evento.

Mais de mil tradicionalistas estão inscritos. As categorias em disputa são as seguintes: dança, declamação, solista vocal, gaitas, chula, danças de salão e danças tradicionais. Em reunião realizada no Gabinete do Prefeito, na manhã do dia 14 de julho, foram ajustados os últimos detalhes da participação do Governo Municipal. Além da Educação e Cultura, todas as demais Secretarias estão prontas a auxiliar na organização dos espaços. Neste momento, equipes das Secretarias de Obras e de Desenvolvimento Rural, estão trabalhando junto ao Parque de Exposições Olmiro Callai para que os vsitantes possam usufruir das dependências mesmo com as condições climáticas desfavoráveis.