Degusta Giruá: gastronomia e artesanato em evidência

Evento aconteceu no último domingo, 2 de dezembro

A forte chuva do último domingo, 2 de dezembro, não desanimou nem impediu a comunidade de prestigiar o evento que foi o marco inicial de um processo de valorização da gastronomia e do artesanato giruaense, o Degusta Giruá.

O evento, realizado pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura em parceria com a Secretaria de Promoção Humana, aconteceu no Espaço Congir e reuniu centenas de pessoas que puderam conferir o que o município produz de melhor.

A região missioneira se destaca pela variedade de produtos da terra. Além dos grãos que movimentam o mercado, há também uma grande riqueza em frutas de várias espécies. Nesse cenário, Giurá fica em evidência pela ampla produção e uso da fruta-símbolo do município, o butiá.

Por isso, o Governo Municipal pensou a realização do Degusta Giruá, para promover um espaço em que comidas, doces e salgados, produzidos com frutas nativas e verduras sem agrotóxicos, fossem reconhecidas e apreciadas. Os expositores puderam compartilhar receitas, conversar com a comunidade e trocar dicas, cumprindo assim, um dos objetivos do evento que era fortalecer a culinária local, promover integração, oportunizar negócios, incentivar o cultivo e também a criação de novos pratos.

Além da gastronomia, o artesanato e a cultura giruaense receberam destaque, com exposição de trabalhos e apresentações artísticas. A Mostra de Trabalhos Manuais trouxe variados produtos entre eles, tapetes, quadros, enfeites para cuia e peças produzidas com a palha e o caroço do butiá.

Na área cultural, muitas apresentações abrilhantaram o dia, cantores, trovadores e gaiteira fizeram um espetáculo para os presentes. Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a Mostra de Talentos da Terceira Idade que contou com apresentações dos idosos participantes dos Grupos Conviver e Girassol que venceram suas dificuldades e expuseram seu talento em canções e poesias.

Para a Primeira-Dama e Secretária de Promoção Humana, Carolina Konzen Thomas, a coragem desses senhores e senhoras em participar de um evento desse porte é admirável e serve de exemplo para todos. Carolina ainda convidou todos os integrantes dos grupos de convivência para, cada vez mais, exporem suas inúmeras capacidades artísticas.

A Secretária de Educação e Cultura Fátima Ehlert agradeceu a todos que trabalharam para o sucesso do Degusta Giruá e frisou que esse foi um momento de preparo para a tradicional Festa do Butiá, que terá sua 8ª edição entre os dias 13 e 16 de março do próximo ano. Para ela, essa é a melhor forma de valorizar as riquezas, as potencialidades e a boa vontade da comunidade giruaense.

E foi essa boa vontade que levou o Governo Municipal a trabalhar para a concretização do Degusta Giruá. Para o Prefeito Fabiam Thomas, o município produz muito e é um celeiro de talentos que precisam ser reconhecidos. Mas para que isso aconteça deve haver organização entre produtores e artesãos e o primeiro passo nessa direção é conhecer a realidade local e interagir com quem tem interesses em comum.

O evento foi um sucesso e revigorou as expectativas para as próximas programações do município. Em março, a Festa do Butiá e, de 4 a 7 de setembro, a 12ª ExpoGiruá, que teve seu pré-lançamento na ocasião, em que as equipes coordenadoras e o slogan 2014 "Um Novo Pólo de Desenvolvimento" foram apresentados.