Canto de Amor a Giruá marca início da 9ª Festa do Butiá

Canto de Amor a Giruá marca início da 9ª Festa do Butiá


 

A primeira eliminatória do festival Canto de Amor a Giruá marcou o início da 9ª Festa do Butiá, na noite de ontem, quinta-feira (5). Os estandes foram abertos a tarde, assim, logo no primeiro dia de evento, o público já pode prestigiar as belezas em artesanato e produtos derivados do butiá que estão sendo expostos, além de apreciar a gastronomia com lanches, sucos e licores oferecidos na praça de alimentação.

 

Paralelo a isso, foi realizado um ato de assinatura de leis em favor do magistério público municipal, no Centro Administrativo do Parque. As atividades do dia culminaram no Festival 1º Canto de Amor a Giruá, que reuniu artistas de toda a região para exaltar a história e cultura do município em belas composições inéditas.

 

No final da noite, foram anunciadas as canções classificadas para a final. Das nove concorrentes, cinco foram selecionadas para, no sábado, disputar os primeiros lugares e demais premiações previstas no edital, dentre elas, melhor intérprete, melhor letra, melhor instrumentista, melhor arranjo e melhor melodia.

 

Os classificados (por ordem de apresentação na noite) foram:

 

- Pelas Ruas de Giruá, interpretada por Mauro Dias, com letra de Cecília Maicá e melodia de Marcos David Alves.

 

- Revivendo Memórias, interpretada por Clodoyr Gonsalves, com letra de Jusemar dos Anjos e Silvio Genro e melodia de Clodoyr Gonsalves

 

- Um Canto a Giruá, interpretação, letra e melodia de Sólon Meneguetti

 

- Terra Abençoada, interpretada por João Paulo e Jardel, com letra de Jardel Pereira da Luz e melodia de João Paulo Pereira da Luz

 

- Pra Cantar Giruá, com interpretação, letra e melodia de Ademar Pereira

 

O público presente ainda pode participar dando sua opinião sobre as músicas apresentadas por meio de votação. Para tanto, foram distribuídas cédulas para escolha da música mais popular da noite. Na eliminatória de hoje, sexta-feira, também será feita essa escolha com as outras nove canções que serão apresentadas. O resultado será conhecido no sábado junto com a grande final.

 

O Canto de Amor a Giruá é um festival eclético sendo única obrigatoriedade aos concorrentes que os temas das composições estejam vinculados ao tópico “Giruá”, tratando de sua história, fatos, causos, riquezas, usos e costumes.

 

A segunda etapa acontece hoje a noite, a partir das 21 horas, no Parque de Exposições Olmiro Callai. A entrada é franca e todos estão convidados a prestigiar esse espetáculo e também os estandes dos 94 expositores que fazem da 9ª Festa do Butiá um grande evento.

 

 

Redação: Josefina Toniolo

Imagens: Vilson Bonfanti