Artesãos giruaenses participam da Coleção Missões

A Coleção Missões é organizada pelo Sebrae e é composta por 7 municípios missioneiros e as inscrições estão abertas para novos participantes.


A Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento de Cultura proporcionou aos artesãos giruaenses que trabalham a palha do butiazeiro um encontro entre a designer do Sebrae Karine Faccin para integrarem a Coleção Missões. 

A Coleção Missões é organizada pelo Sebrae e é composta por 7 municípios missioneiros, cada um com o que caracteriza melhor a sua cidade, e juntos ajudam a fortalecer a identidade da Região Missões na Coleção. Alguns materiais foram considerados relevantes para a identidade das Missões entre eles o couro e a fibra do butiazeiro.

Essa coleção está trabalhando na criação de dois novos tipos de artesanato, para atender diferentes públicos: ''Produto Conceito'' e ''Souvenirs''. Um para os grandes centros como as feiras especializadas em artesanato de São Paulo onde o consumidor exige um produto sofisticado e diferenciado, que é o ''produto conceito'', e o outro para atender a demanda da região, das pessoas que vem visitar a região e querem levar produtos que lembram os lugares e eventos de onde estiveram.

Os produtos dessa coleção são comercializados atualmente em 12 postos de venda, localizados na região e em Porto Alegre, além de feiras em outros grandes centros do país. Para essa primeira reunião o Sebrae selecionou 5 artesãos giruaenses, que receberam orientações e tarefas para o próximo encontro que acontecerá em novembro.

A designer durante sua explanação colocou que é de suma importância a ''excelência no acabamento'' dos produtos. O grupo está aberto para entrada novas de pessoas que queiram trabalhar com a fibra e o caroço do butiá. Os interessados podem procurar o Departamento de Cultura, levando uma mostra do seu produto que será encaminhado para a avaliação dos consultores do Sebrae.