1º Seminário de Conservação e Uso Sustentável dos Butiazais no RS

A grande quantidade de butiazeiros nativos na região, estado e países sul-americanos fez com que acreditássemos no seu grande potencial como fonte de renda e cultura para o município e região. Com suas diferentes variedades, o butiazeiro pode ser parte importante na expansão da agricultura familiar e na diversificação do agronegócio, no desenvolvimento do artesanato cultural e da gastronomia regional. Motivados com os bons resultados e a ótima aceitação do mercado dos derivados do butiazeiro, o Governo Municipal e a 12ª ExpoGiruá, em parceria com a Embrapa Clima Temperado/Pelotas-RS, realizarão o ''1º Seminário de Conservação e Uso Sustentável dos Butiazais no Rio Grande do Sul'' para que seu uso e cultivo seja cada vez mais, responsável, otimizado, valorizado e autossustentável.

Convidamos todos os interessados nas potencialidades do butiazeiro para o seminário que acontecerá durante as programações da 12ª ExpoGiruá, no dia 04 de setembro, na sede do ''Piquete Nativista Giruá'', com início às 9 horas e encerramento previsto para as 18 horas.

Os temas das palestras serão:

- Espécies de butiá e sua ocorrência na América do Sul – Dr. Gustavo Heiden – Pesquisador Embrapa Clima Temperado

- Espécie s de butiá e sua ocorrência na América do Sul – Gustavo Heiden - Embrapa Clima Temperado

- História e usos do butiá – Drª Rosa Lía Barbieri – Pesquisadora Embrapa Clima Temperado

- Produção de mudas e transplante de plantas – Drª Claudete Clarice Mistura – Bolsista de Pós-Doutorado do CNPq/Embrapa Clima Temperado

- Agregação de valor ao butiá: formas de processamento da fruta – Drª Ana Cristina Richter Krolow – Embrapa Clima Temperado

- Legislação: gargalos para o extrativismo, cultivo e comercialização de fibras, frutas e derivados – Leonardo Marques Urruth – Departamento de Florestas e Áreas Protegidas- Secretaria do Meio Ambiente – DEFAP/SEMA

- Manejo conservativo: bases para o manejo sustentável dos butiazais – Dr. Ênio Egon Sosinski – Pesquisador Embrapa Clima Temperado

As inscrições são gratuítas e podem ser feitas pelo e-mail culturagirua@gmail.com ou pelo telefone 3361 2000, ramal 255. Salientamos que quem precisar de certificado deve fazer a inscrição até o dia 22 de agosto.