Dia do Desafio ultrapassou meta projetada para o município

Dia do Desafio 2014 ultrapassou meta projetada para o município

Mesmo com a baixa temperatura as atividades foram realizadas a partir das primeiras horas do dia e a participação dos giruaenses foi significativa.

Na última quarta-feira, 28 de maio, o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou com êxito as atividades referentes ao Dia do Desafio 2014 - "Você se mexe e o mundo mexe junto". Segundo os dados, Giruá ultrapassou a meta projetada, mobilizando 25,17% da população, vencendo, assim, a cidade de Guayanilla, de Porto Rico, que tem 19.500 habitantes. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura foi a responsável pela mobilização, no âmbito do Governo Municipal, contando com o apoio das demais Secretarias.

O Dia do desafio chegou a sua 20ª edição este ano, e é difundido mundialmente pela Associação Internacional de Esportes para Todos (Tafisa), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. O Dia do Desafio é uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde a partir de mobilização que acontece anualmente, na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias e competição entre cidades. Os estabelecimentos do SESC de todo o país são responsáveis pelas coordenações regionais em parceria com as prefeituras municipais.

A competição é apenas estímulo à participação. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário. Em Giruá, foram realizadas várias atividades simultâneas, na cidade e interior, como caminhada, dança, atividade recreativa, práticas de esportes, entre outros, com a participação de instituições, dentre elas, Prefeitura Municipal, empresas, agências bancárias, hospital, academia, escolas de todas as redes e demais grupos. Para a realização das atividades em alguns locais a SMEC contou com o apoio dos acadêmicos do curso de Educação Física.

Paralelamente, na Praça Aládio Ferreira foram realizadas atividades como verificação da pressão arterial, peso, índice da massa corporal, frequência cardíaca e distribuição de material informativo em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, além das atividades físicas realizadas com o público presente. Com as atividades realizadas, o município de Giruá mobilizou um total de 4.298 pessoas, ultrapassando a meta projetada para este ano, que era de 20% da população (cerca de 3.500 pessoas).

"Mais uma vez foi possível mostrar que as pessoas conseguem sair da rotina e dedicar pelo menos 15min a uma atividade corporal todos os dias é possível", referiu a Secretária de Educação, Fátima Ehlert.