Centro Cultural Adelina Dias realiza intensas atividades depois de reforma

Há quase dois meses, o Centro Cultural Adelina Dias recebeu melhorias.


Centro Cultural Adelina Dias realiza intensas atividades depois de reforma

 

Há quase dois meses, o Centro Cultural Adelina Dias recebeu do Governo Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, melhorias e adaptações para funcionamento seguro. Desde lá, a comunidade giruaense participa de diversas atividades promovidas pela equipe do Centro, relacionadas à informação cultural, inclusão social, lazer e educação.

A Prefeitura Municipal, após a reformulação dos projetos de ocupação do prédio e do diálogo com o Corpo de Bombeiros, irá ampliar os investimentos no local. Nos próximos dias, novos trabalhos serão executados. Entre eles, busca-se viabilizar a ocupação do segundo pavimento, após a instalação de contenções apropriadas. 

A pretensão de mais melhorias é resultado dos dados positivos de participação dos munícipes nas atividades do local. Maurício Lopes, coordenador das atividades do Centro Cultural, apresentou ao Prefeito Fabiam na semana passada, número satisfatório de visitas ao museu, participação no cinema e realização de atividades escolares.

Nas 24 sessões de cinema realizadas, o público totalizou quase 2 mil pessoas, sendo o recorde no filme Os 10 Mandamentos, com 484 pessoas presentes. Para grupos formados por Escolas, entidades e associações, nove sessões foram apresentadas, com público total foi de 692 pessoas. Filmes como 'Cartas para Deus', 'O milagre de Aparecida', e 'Divertidamente' foram exibidos, e os usuários do CAPS se divertiram assistindo a comédia "Os Trapalhões". 

Há duas semanas, também iniciaram as sessões de filmes clássicos, com entrada gratuita, para quem aprecia a arte produzida em períodos distantes. Os primeiros filmes, Cantando na Chuva e Luzes da Cidade, foram produzidos na primeira metade do século, o que significa riqueza cultural para os giruaenses. Chamada de Sessão Cultura, acontece todas as terças-feiras, com filmes escolhidos pelo público através da rede social Facebook.

Antes das exibições de filme, a maioria do visitantes prestigiam também o Museu. Segundo o Prefeito Fabiam, isso atende aos objetivos buscados pelo Governo Municipal, que é ampliar o acesso a cultura e induzir as pessoas a conhecer a cultura giruaense. Além deste público 'pré-cinema', cinco grupos escolares já realizaram visitas coletivas nos últimos dias, totalizando mais de 200 pessoas desde a reinauguração do espaço. 

Fabiam conclui afirmando: “não ficamos surpresos com os resultados, pois sempre soubemos que a partir de intervenções pontuais, novamente este espaço público seria melhor aproveitado pelos giruaenses. Mas ficamos contentes e gratificados com os resultados apresentados pelo coordenador das atividades do Centro Cultural, Maurício Lopes, pois de fato se percebe um fluxo de pessoas muito mais intenso”.  

Para saber mais sobre o cronograma de atividades do Centro Cultura, acesse o site da Prefeitura,www.giruá.rs.gov.br, ou contate os telefones 3361-4015 ou 9994 4304 (Maurício Lopes).