Comissão trabalha nos preparativos para a 8ª Festa do Butiá

A Festa acontece entre os dias 13 e 16 de março no município

Com a aproximação da data em que será realizada a 8ª Festa do Butiá, os preparativos aumentam e as expectativas em relação ao sucesso do evento também. São várias reuniões de trabalho e encontros que buscam organizar todos os detalhes dessa tradicional festa giruaense.

Na última semana, foram realizados encontros com os grupos de terceira idade do município, a fim de apresentar-lhes a programação pensada especialmente para eles no último dia de evento. O dia 16 de março, que encerra as festividades, contará com missa para celebrar a melhor idade, desfile das delegações e exposição das produções a base de butiá idealizadas pelos grupos. Além disso, haverá apresentações culturais envolvendo muito folclore, cultura e dança.

O sábado também será recheado de atrações, entre elas está o show com o músico latino-americano Dante Ramon Ledesma e a terceira edição do concurso "Balaio de Sabores". A novidade nesse ano é o desfile de moda com a temática butiá que, intitulado "Cores e Formas da Nossa Terra", oportunizará aos giruaenses exporem sua criatividade com folhas, cascas, caroços e todos os derivados da fruta-símbolo do município.

A abertura oficial da 8ª edição do evento acontecerá na quinta-feira, 13 de março, às 18h30min. Na sexta-feira pela manhã, será escolhida a Coleção Giruaense de Artesanato e à noite, acontecerá o "Cantando a Diversidade dos Talentos de Nossa Terra". Além de toda a programação cultural, a Festa contará com expositores giruaenses que apresentarão o melhor da gastronomia e do artesanato para a comunidade regional.

Nessa semana, os expositores reuniram-se com a coordenação para proceder o sorteio dos espaços e leitura do regulamento. Na ocasião, a Secretária Municipal de Educação e Cultura e Presidente da Comissão Organizadora, Fátima Ehlert, incentivou os presentes a manterem o alto padrão de qualidade, capricharem na quantidade e buscarem inovar em seus produtos, tendo em vista o crescimento da Festa a cada ano.

A 8ª Festa do Butiá, que acontecerá entre os dias 13 e 16 de março, na Praça Aládio Ferreira, é uma realização do Governo Municipal, com apoio do Governo do Estado, da Câmara de Vereadores e do Banrisul. Com entrada franca para visitação e também para todos os shows e apresentações, um grande público regional é esperado e a expectativa é de sucesso total para essa que é uma festividade essencialmente giruaense, com a cara dessa terra.