CAMINHO DAS MISSÕES REALIZA EM GIRUÁ A MAIOR EDIÇÃO DA TRILHA DA LUA CHEIA

CAMINHO DAS MISSÕES REALIZA EM GIRUÁ A MAIOR EDIÇÃO DA “TRILHA DA LUA CHEIA”

Na semana do aniversário de 61 anos de emancipação político-administrativa, Giruá recebeu visitantes de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, de Porto Alegre, das Missões, Grande Santa Rosa e Planalto Médio. O Caminho das Missões, com o apoio da Prefeitura Municipal, realizou a já tradicional "Trilha da Lua Cheia", que contou com dezenas de participantes e percorreu caminhos históricos do município e pontos turísticos locais, no dia 23 de janeiro.  O roteiro, de 10,5 km, foi percorrido a pé, e encantou os presentes.

O grupo foi acolhido no Parque Integrado Elso Pilau - Área Verde, para a mística inicial, às 20h30min. As prendas do CTG Querência Crioula, Carolina e Eduarda Ehlert, distribuíram os cajados aos participantes, e os conduziram ao interior da gruta para o início do cerimonial. O Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, a Primeira Dama, Carolina Konzen Thomas, e a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Fátima Ehlert, manifestaram as boas-vindas e detalharam curiosidades a respeito dos trechos que seriam percorridos logo após. Representantes de cada localidade entregaram 'amuletos de proteção' aos demais, que continham sementes de butiá. O proprietário do Caminho das Missões, Romaldo Mellher, agradeceu o apoio do Governo Municipal e convidou a todos a seguir a trilha.

Da Área Verde até a entrada ao Bairro Santo Antonio, os caminhantes seguiram pela estrada de ferro. Chegando ao Carmelo, foram recebidos pelas irmãs Carmelitas com cânticos, mensagens de reflexão, e as bençãos de proteção. As irmãs falaram sobre a trajetória do Carmelo e da devoção do Padre Dionísio Basso a vida religiosa.

Sob a luz da lua cheia, o grupo seguiu ao Vale dos Butiazais, onde a família Fernandes aguardava os caminhantes com a costumeira hospitalidade. Suco, a fruta e uma 'cuca' de butiá foram servidos pela família em meio a uma estrutura montada especialmente para a trilha. No local, enquanto descansavam, os participantes ouviam histórias de Artur Arão e músicas interpretadas pelos peões do CTG Querência Crioula, Bruno Kamien e Guilherme Abreu. As palmeiras preservadas, em meio a natureza exuberante, eram observadas com curiosidade atenção pelos visitantes de outros Estados.

Já na madrugada de domingo, o grupo já avistava o Passo da Pedra, ponto de chegada da caminhada. O encerramento da trilha passava pelo cumprimento do "ritual da pitanga", histórico, cristão e místico, de fortalecimento da fé e resgate a experiências de vida. Claudino de Lucca, poeta santoangelenses, apresentou o ritual como de costume. E mesmo com o fôlego em recuperação, os participantes não esconderam a emoção ao desbravar, à luz da lua e de tochas de fogo, os caminhos que levavam a cachoeira do Passo, que estava iluminada e deslumbrante para receber os visitantes. A equipe do Quiosque do Passo foi impecável na recepção, na ornamentação e observação de todos os detalhes, e na preparação do jantar de encerramento da trilha, que foi servido no entorno da cascata em ambiente especialmente planejado, o qual foi efusivamente elogiado por todos.

O Caminho das Missões confirmou, ao final da Trilha, o desejo de repetir o evento em Giruá, em outras oportunidades, já que foi a edição com maior número de participantes e com singular envolvimento do Executivo Municipal. Giruá agradece o forma respeitosa e carinhosa de convivência do grupo para com a nossa história, e pelo prazer da convivência, em nosso meio, de cada um dos visitantes.