Centro Cultural de Giruá revitalizado

Diversas melhorias foram realizadas, como nova fachada, cadeiras estofadas, climatizadores, pintura e reformas estruturais

Centro Cultural de Giruá revitalizado

Na última quarta-feira(09) o Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, acompanhado do Vice-Prefeito Elton Mentges e da Secretária de Educação e Cultura, Fátima Ehlert, realizou uma vistoria no Centro Cultural Adelina Dias. O local, recebeu diversas etapas de investimentos durante a atual administração.

Até o presente momento, diversas melhorias foram realizadas no Centro Cultural, como nova fachada, cadeiras estofadas, climatizadores, pintura e reformas estruturais. A última etapa de investimentos envolveu o telhado, que apresentava goteiras e infiltrações, além do próprio risco a quem fazia uso do espaço. Com a aplicação de cerca de R$ 40.000,00, foi retirado o telhado e as estruturas de suporte antigas, e substituído por um novo material, viabilizando a programação da reabertura à comunidade. A empresa que executou a obra foi a Excel Construções e Empreendimentos Ltda, vencedora da Tomada de Preço 002/2015.

O Prefeito Fabiam, afirma que os investimentos no Centro Cultural são constantes. “Infelizmente, quando iniciamos nosso trabalho frente ao Poder Executivo, encontramos um espaço que carecia de melhores cuidados. Hoje, este importante patrimônio do cidadão giruaense está de cara nova. O belo auditório e as salas oferecem conforto aos estudantes e ao público em geral, mas estruturas que não são visíveis a olho nu não foram esquecidas, como encanamentos, tubulações, rede elétrica, e, agora, a entrega da obra de substituição do telhado, que conserva o bem público e garante segurança a quem o usa”.

De acordo com a Secretária de Educação e Cultura, Fátima Ehlert, tudo isso foi feito para oferecer à comunidade melhores condições de visitação, visando valorizar um patrimônio que é de todos os giruaenses.

Com a paralisação para a reforma no telhado, o museu municipal está sendo reorganizado; em fase de conclusão. O Governo Municipal prevê para a Semana do Município a reinauguração do museu e a reabertura do cinema. O Museu será ampliado, ocupando 3 salas do piso térreo. O mobiliário e o acervo serão organizados conforme cada temática proposta, e gradualmente serão inseridos recursos tecnológicos e interativos para que dialogue também com a modernidade. Questões pontuais como pintura, colocação de placas indicativas e limpeza, estão sendo executadas visando a reabertura do espaço.

O cinema já conta com empresa contratada e apta para a execução dos filmes. E agora, com a entrega da obra de substituição do telhado, o mesmo voltará a funcionar para gerar mais uma opção cultural no município. A proposta da gratuidade em determinadas sessões, o chamado “Cine para Todos”, será cumprida pela administração municipal para incluir grupos e públicos específicos, que possuem dificuldades em pagar pelas apresentações. Assim, todos terão acesso ao cinema, independentemente das condições financeiras.

“Giruá estava a merecer um Centro de Cultura à altura de sua história e de sua importância, e mesmo tendo investido valores significativos e ser visível a evolução, mais novidades estão sendo programadas para o espaço. Em pouco tempo, um museu revitalizado e o cinema municipal também estarão a disposição dos giruaenses”, enfatizou Fabiam.