Nova etapa do Programa de Apoio ao Produtor Rural beneficia 51 famílias de

Nova etapa do Programa de Apoio ao Produtor Rural beneficia 51 famílias de agricultores

Em importante ato que aconteceu na manhã da quarta-feira, 26 de agosto, junto ao Sindicato Rural, e que reuniu um grande número de produtores rurais, o Governo Municipal de Giruá, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural - SMDR, realizou a prestação de contas e a destinação de novos equipamentos agrícolas em mais uma etapa do Programa de Apoio ao Produtor Rural – PAP. Na ocasião, foram destinadas 5 (cinco) ensiladeiras e uma carreta agrícola em benefício de Associações de Produtores do Distrito de XV de Novembro, Bela Vista, Rincão Maciel, Rincão dos Ribeiros, Porteira Santa Rosa e Rincão dos Coimbras respectivamente. Os equipamentos estão avaliados em mais de R$ 82.000,00. O Presidente do Legislativo local, Vereador João Carlos Zimmermann, compôs a mesa, registrou o trabalho positivo no setor e reiterou o apoio da Câmara aos projetos e demandas da agricultura giruaense. Além dele, Secretários Municipais,vereadores e demais lideranças prestigiaram o ato.

Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Juarez Londero, a priorização do Desenvolvimento Rural tem sido um dos principais eixos do Governo Municipal, e várias ações estão sendo realizadas simultaneamente com o objetivo final de atender a demanda e as necessidades dos produtores, sobretudo os de pequeno e médio porte. Estas ações vão desde a aquisição de equipamentos, entrega de sementes, auxilio financeiro entre outras, todas integrantes do PAP – Programa de Apoio ao Produtor, sempre com o intuito de melhorar condições de trabalhos aos agricultores. "Mais uma vez estamos aqui contemplando produtores com entrega de equipamentos, que sem dúvida irão facilitar o dia a dia do produtor e, aumentar a geração de renda junto ao setor primário do município. Acompanhamos a luta neste setor que há décadas desenvolve Giruá, mas que carecia de mais investimentos. Por muitos anos, o foco foi a conservação de estradas e a mera participação em programas estaduais e federais. Isso é importante, e também está sendo cumprido pela SMDR, mas o leque de ações se ampliou consideravelmente nos últimos anos. Estradas estão sendo conservadas e reestruturadas; o parque de máquinas recebeu diversos equipamentos nesta gestão; cascalheiras estão sendo liberadas nos próximos dias, de modo a legalizar a cobertura por cascalho nas estradas de difícil acesso, algo que ocorre pela primeira vez em Giruá; e a própria consolidação do PAP, que encerrá 2015 tendo atendido 60 associações de produtores, mais de 700 famílias, somente com equipamentos agrícolas como ensiladeiras, conjuntos de fenação, carretas, e distribuidores de adubo, o que torna esta Programa uma referência estadual na agricultura", referiu  o Secretário Juarez.

O Vice-Prefeito Elton Mentges, em sua manifestação, disse que estes momentos de prestação de contas e de anúncios de investimentos são sempre importantes, pois além de darem transparência as ações do Governo, mostram o quanto a administração está comprometida com o desenvolvimento no meio rural, e apesar da situação de crise que enfrentamos, continuamos os investimentos graças ao modelo de gestão praticada, onde priorizamos os investimentos e lutamos pelas parcerias que fizemos através do encaminhamento de bons projetos e do apoio de Deputados e lideranças com representatividade na região..

O Prefeito Municipal Fabiam Thomas, em sua manifestação, fez um relato da situação financeira do município ao mesmo tempo em que destacou a capacidade de investimento, onde o Governo Municipal através de programas como o PAP, em 8 etapas, ja entregou dezenas de equipamentos, a fundo perdido, para produtores rurais, e que o valor acumulado do PAP deverá ultrapassar R$ 1milhão ainda em 2015. "Esta entrega de hoje, de mais 6(seis) equipamentos, nos enche de alegria e nos obriga a agradecer o apoio e a eficiência da SMDR, e de todos os parceiros que não medem esforços em nos auxiliar. São mais seis Associações de Produtores beneficiadas, 51 famílias, e nossos únicos pedidos são pela conservação e zelo destes equipamentos, e para que sempre continuem acreditando em Giruá, no potencial desta nossa terra. Superamos a nossa meta com o PAP, mas já que descobrimos que é possível avançar sempre mais, continuaremos investindo pesado na distribuição de recursos para esta área. Sem exageros, afirmamos que o PAP chegou a todos os distritos de Giruá, e em cada localidade existe uma ensiladeir,a uma carreta, um conjunto de fenação, contribuindo co o desenvolvimento do setor, e gerando mais renda e qualidade de vida no meio rural.  Zelem por seus equipamentos e por este relação respeitosa e de confiança com o Governo Municipal, pois nos continuaremos nosso trabalho com o mesmo vigor de sempre, superando desafios em nome daqueles que valorizam Giruá e que ajudam, com o seu trabalho, a gerar desenvolvimento para o nosso município”, finalizou Fabiam.