Notícias
Giruá discute implementação do Programa Terra Forte para fortalecimento da agricultura familiar
- Publicado em 30/06/2025 às 21:36
- Imprimir
O Governo Municipal de Giruá, por meio da coordenação da Emater e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, promoveu na manhã desta segunda-feira, 30 de junho, um importante encontro com o Conselho Municipal Agropecuário e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O objetivo foi apresentar e deliberar sobre a execução local do Programa Terra Forte, uma significativa iniciativa do Governo do Estado voltada à recuperação socioprodutiva, ambiental e de resiliência climática da agricultura familiar gaúcha.
Com um investimento previsto de R$ 903 milhões, o programa Terra Forte visa beneficiar diretamente 15 mil famílias em todo o estado e alcançar até 150 mil unidades produtivas, promovendo não apenas a reabilitação de áreas degradadas por eventos climáticos extremos — como enxurradas, alagamentos e secas — mas também o fortalecimento da agricultura familiar, que tem papel estratégico na reconstrução econômica e ambiental do Rio Grande do Sul.
Em Giruá, o impacto será significativo. Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Nirton Duarte, 67 famílias giruaenses serão contempladas com recursos destinados à recuperação dos solos de suas propriedades.
A chefe do escritório local da Emater, Helena Sandri Zaltron, destacou a relevância da ação não apenas pelo apoio financeiro, mas pelo estímulo ao uso de práticas sustentáveis, manejo correto do solo e aumento da resiliência das propriedades rurais frente às adversidades climáticas. “Este é um programa que reforça o compromisso do Estado com quem produz, e com responsabilidade ambiental”, ressaltou.
O Programa Terra Forte é financiado com recursos do Fundo de Reconstrução do Rio Grande do Sul (Funrigs), criado para viabilizar a recuperação das áreas afetadas pelas recentes catástrofes naturais que atingiram diversas regiões gaúchas. Com a adesão de Giruá à iniciativa, espera-se um novo impulso ao desenvolvimento sustentável e à permanência das famílias no campo, com melhores condições de produção e vida.