Giruá poderá decretar situação de emergência em razão da escassez de chuvas

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está em tratativas junto com os principais setores ligados à agricultura, para formalizar um levantamento da real situação da agricultura no município, tendo em vista a falta de chuvas que assola o município de Giruá e região.

Nesta semana, sindicatos, Emater/Ascar-RS, Conselho Agropecuário e lideranças trataram sobre a possibilidade do município decretar situação de emergência, em decorrência dos prejuízos já registrados até o momento. Conforme o vice-prefeito Dari Paulo Prestes Taborda, está agendada para a próxima terça-feira, dia 4 de janeiro, uma nova reunião para decidir sobre a implantação de medidas para reparar as perdas na agricultura, podendo o município vir a decretar situação de emergência.

Na manhã desta quinta-feira, 30 de dezembro, os chefes do Executivo Municipal receberam ofício da Câmara de Vereadores, assinado pelo vereador da bancada do MDB, Luiz Fernando Copetti Desbesell, sugerindo para que sejam criados programas de auxílio aos produtores para amenizar os impactos da estiagem.