Prefeitura libera auxílio emergencial para recuperação de pontes e estradas

Trechos vitais foram destruídos na 'enchente de São Miguel', exigindo a abertura de novas frentes por parte da SDR

Não bastasse o histórico volume de chuvas verificado neste ano de 2014, as últimas semanas reservaram um quadro ainda mais prejudicial ao município no que se refere aos permanentes trabalhos de conservação das estradas rurais e pontes. A sempre temida 'enchente de São Miguel', que ocorre ao final de setembro, chegou com força máxima e causou danos de grande monta nas regiões que circundam Giruá. E aqui, ainda que não se tenha notícias de famílias desabrigadas ou riscos à integridade física, os danos verificados se concentraram totalmente na zona rural, justamente pela fragilidade do solo argiloso e do intenso tráfego de veículos leves, ônibus e caminhões em todos os Distritos.

O Prefeito Fabiam Thomas, em seu retorno da licença concedida em razão do falecimento de seu pai, o ex-Prefeito Lauri Antônio Thomas, elaborou em conjunto com o Secretário de Desenvolvimento Rural, Juarez Londero, um diagnóstico dos principais danos causados e as linhas de ações das patrulhas mecanizadas para a recuperação de todos os trechos, priorizando os de maior intensidade de danos e maior fluxo de veículos e caminhões.

As equipes de trabalho da SDR foram autorizadas a trabalhar de forma ininterrupta, com cotas financeiras para pagamento de horas extras e aquisição de combustíveis além do limite anteriormente previsto. No mesmo sentido, foram injetados, neste primeiro momento, R$ 50.000,00 para a etapa inicial dos trabalhos, que deverão ser aplicados, prioritariamente, na contratação de motoniveladoras terceirizadas e na aquisição de materiais para a recuperação de 6 pontes, levadas pela ação da chuva. Pelo menos 100 horas de trabalho terceirizado deverão ser realizadas até o final do mês de outubro, além das máquinas pertencentes ao Poder Público. Serviços de apoio ao produtor, onde a SDR auxilia nos trabalhos dentro das propriedades, por ora, estão suspensos, até que seja restabelecido o quadro nas estradas de uso coletivo, nos acessos, e nos principais corredores de escoamento da safra, da produção primária e de transporte escolar.

Não há notícia de auxílio externo aos municípios. Para esta ação, foram retirados recursos de outras Secretarias Municipais, e interrompidas ações previstas para o final deste ano de 2014. Dependo da necessidade, novo aporte de recursos poderá ser autorizado, conforme o Prefeito Fabiam: "estamos cortando na própria carne. Os municípios sofrem com a escassez de recursos e quando fatos da natureza causam danos como os verificados em Giruá e na região, não recebemos auxílio como deveríamos receber. Em resumo, ou resolvemos a questão por aqui, ou assistimos o desespero da população mais prejudicada. É lamentável comentar isso, mas é a mais pura verdade. Por cautela, e pelo perfil de nossa equipe, sempre trabalhamos com uma margem de segurança financeira, e se não fosse isso não poderíamos aqui autorizar a contratação de máquinas, compra de materiais, liberação de horas extras, em pleno encerramento de exercício. Isso ocorreu no granizo de 2012, nas secas, nos vendavais, nas situações de emergência decretadas, e nos ensinou a ter sempre um valor destinado a essas situações."