Produtividade de Soja e Milho da Safra 2019 são as maiores da história de Giruá

Na reunião da COMEA - Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias, realizada nessa segunda-feira(13) na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, foram obtidos dados sobre a produção agrícola do município de Giruá.

O destaque da reunião foi a produção de soja do município que ficou estimada em 223 mil toneladas, uma produtividade média de 63 sacas por hectare (3780 kg/ha) nos 59 mil hectares cultivados. Os fatores climáticos ajudaram a produção de soja e também proporcionaram uma surpreendente produção de milho que ficou estimada em quase 46 mil toneladas, uma produtividade média de mais de 158 sacas por hectare nos 4830 hectares da cultura, somadas as áreas sequeiras e irrigadas.

A produtividade de soja e de milho da safra 2019 são as maiores da série histórica de Giruá registradas no LSPA (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola), pesquisa realizada pelo IBGE desde 1972. Segundo o secretário Airton Beutinger, os resultados da safra de 2019 de soja e milho mostram o porquê Giruá leva o título de capital da produtividade e que nosso município é terra de gente que faz.

Já nas culturas de inverno os destaques positivos foram o trigo e a canola. Depois de alguns anos de diminuição na área, estima-se que o trigo terá um aumento da área cultivada nesse ano chegando a 23 mil hectares em Giruá. A canola ocupará 2000 hectares, um aumento de 25% na área cultivada esse ano (foram plantados 1600 ha em 2018). O prefeito Ruben Weimer salientou que podemos cada vez mais aumentar nossa produtividade através de tecnologias e que o poder público tem o papel de incentivar a produção agrícola que é a base da nossa economia. “Foi por esse motivo que foi instituída a Secretária de Agricultura, com o intuito de fomentar ainda mais esse setor de tanto valor para nosso município”, finaliza Ruben.

Estiveram presentes na reunião: representantes de cooperativas, Conselho Municipal Agropecuário, Emater, Sindicato, Poder Executivo Municipal e IBGE.