PREFEITO PARTICIPOU DO LANÇAMENTO DO SIGA

Sistema Integrado de Gestão de Agrotóxicos desburocratizará trabalhos de manejo com agrotóxicos junto às empresas agrícolas.


PREFEITO PARTICIPOU DO LANÇAMENTO DO SIGA

 

Sistema Integrado de Gestão de Agrotóxicos desburocratizará trabalhos de manejo com agrotóxicos junto às empresas agrícolas.

 

            Acompanhado por vereadores de Giruá, o Prefeito Ruben Weimer participou nesta terça-feira, dia 27 de junho, do SIGA – Sistema Integrado de Gestão de Agrotóxicos, ato realizado junto ao Palácio Piratininga, em Porto Alegre. Evento que contou com a presença do Secretário da Agricultura, pecuária e irrigação Ernani Polo, com a chancela do governador José Ivo Sartori. O SIGA é um sistema online que integra todas as operações relativas a este comércio no Estado, desde o registro de empresas comerciantes até a emissão da receita agronômica e utilização destes produtos. Diz respeito à rastreabilidade de uso em produtos agrícolas, gerencia a emissão de receitas, implanta o processo de coletas para análise de resíduos, disponibilizando um banco de dados atualizado.

“A partir da assinatura da Instrução Normativa que regulamenta o SIGA, o RS começará a ter informações concretas sobre este comércio, com respaldo oficial do Estado. Com estas informações sobre seu uso nas lavouras gaúchas, o Governo do Estado poderá propor políticas públicas específicas e mais detalhadas. O Sistema SIGA é um Sistema de Estado, e não de governo, e que veio para ficar e possibilitará que o Rio Grande do Sul dê um passo de extrema importância para o futuro agrícola gaúcho. Ressalto o importante trabalho e empenho da equipe da secretaria da agricultura que esteve envolvida nesta construção para viabilizar o sistema", ressalta o secretário Ernani Polo.

Para administração municipal é muito importante planejar os próximos passos da agricultura. Atualmente no Estado, existem mais de 1400 empresas registradas, que, no passado, tinham a necessidade de enviar, na forma física,  as movimentações de compra e venda, gerando acúmulo de documentos, dificultando a análise.  Recentemente estes documentos já são mantidos na forma digital, em cada uma destas empresas. Agora, com o SIGA as empresas vão passar a enviar estes documentos, para dentro do SIGA.