Investimento em maquinário para pequenos produtores ultrapassa R$1 milhão

Na manhã de quinta-feira,dois grupos de pequenos produtores rurais receberam maquinário de mais uma etapa do Programa de Apoio ao Produtor – PAP.

Investimento em maquinário para pequenos produtores ultrapassa R$1 milhão

Na manhã de quinta-feira, em ato realizado no Gabinete do Prefeito, dois grupos de pequenos produtores rurais, da Esquina Beltrame e de São Paulo das Tunas, receberam maquinário de mais uma etapa do Programa de Apoio ao Produtor – PAP. Presentes estiveram o Prefeito Fabiam Thomas, o Vice-Prefeito Elton Mentges, o Secretário de Desenvolvimento Rural Juarez Londero, o representante do Legislativo Vereador Flávio Weschfelder, a Primeira-Dama e Secretária de Promoção Humana Carolina Konzen Thomas, a Secretária de Administração Milena Cereser, a Secretária de Finanças e Suprimentos Noemi Flores, o Secretário de Meio Ambiente Pedro Duarte, a Secretária Elaine Zimermann e o Diretor do Conselho Municipal Agropecuário Gentil Toniolo.

Na oportunidade, foi anunciada a entrega de uma enciladeira para o grupo de Esquina Beltrame e um reboque para o grupo de São Paulo das Tunas. Nas nove etapas do PAP já realizadas, mais de 50 grupos foram beneficiados com maquinário, sendo que o investimento do Governo Municipal passou de R$ 1 milhão nos mais de 60 equipamentos adquiridos para pequenos produtores rurais.

O Programa teve inicio em 2012, quando uma das piores estiagens afetou nossa região, prejudicando nossa economia. Através do Decreto nº 441 de 12 de janeiro de 2012, o Programa de Apoio ao Produtor Rural foi instituído. Com caráter permanente, PAP visa benefício de dezenas de famílias giruaenses que trabalham para sustento familiar, garantindo condições mínimas de subsistência aos mesmos. Além de entrega de maquinário diverso, foram realizadas entregas de sementes, auxílio financeiro, doação de cestas básicas, instalação de redes de água e manutenção de estradas ao longo dos quatro anos de PAP.

Segundo o Prefeito Fabiam, não se trata apenas de aumentar a produção em Giruá, elevando o setor primário. “É uma questão de colaborar para que os trabalhadores da agricultura possam fazer uso dos recursos disponíveis, em regime colaborativo”. Fabiam também explica que a situação das famílias rurais mais carentes era inadequada antes do PAP, pois locavam equipamentos de produtores com maior posse. “Hoje, dezenas de associações foram criadas e discutem o melhor uso dos equipamentos, compartilhando os ganhos decorrentes deste processo. O resultado de tudo isso é uma maior produção agrícola, mais renda nas famílias, diminuição das desigualdades sociais no campo e maior produção de alimento em Giruá”.