ASSOCIAÇÃO DO DISTRITO SEDE RECEBEU ENFARDADEIRA

ASSOCIAÇÃO DO DISTRITO SEDE RECEBEU ENFARDADEIRA

O Programa de Apoio ao Produtor Rural - PAP, já destinou equipamentos agrícolas a mais de 60 associações de agricultores de Giruá. Adquiridos pelo Município, tais equipamentos são cedidos aos produtores rurais que organizam grupos de trabalho, e assim são reduzidos custos, evitados gastos com aluguel dos mesmos implementos, elevada a renda das famílias e aumentada a produção, sobretudo na exploração da atividade de produção de leite. Desde 2009, ensiladeiras, carretas, distribuidores de adubo, dentre outros, foram entregues em todos os distritos, abrangendo todo o território municipal.

Há cerca de 3 meses, agricultores de Distrito de XV de Novembro, Bela Vista, Rincão Maciel, Rincão dos Ribeiros, Porteira Santa Rosa e Rincão dos Coimbras, haviam recebido cinco ensiladeiras e uma carreta agrícola. E o processo de destinação de equipamentos terá sequencia em 2016, buscando contemplar todos os grupos organizados do Município.

Mas a meta mais ousada do PAP é fazer com que conjuntos de fenação cheguem a todos os distritos. Estes equipamentos são de alto rendimento e contribuem significativamente para a redução de custos e aumento da produção. Avaliados em cerca de R$ 90.000,00, fazem a diferença para os pequenos produtores rurais. Como são equipamentos diferenciados, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural - SMDR, orienta a todas as associações organizadas no Distrito a se fundirem para administrar o uso do conjunto de fenação.  Esta lógica foi seguida pelos Distritos de XV de Novembro e Distrito dos Mellos, que já receberam o equipamento e o utilizam em regime associativo.

Na presença do Prefeito Fabiam Thomas, do Vice-Prefeito Elton Mentges, dos vereadores Maurílio Borges de Mattos e Ernani Zagonel,  e do Secretário de Desenvolvimento Rural, Juarez Londero, os associados do Distrito Sede receberam seu conjunto de fenação com os kits correspondentes, para uso imediato. Em nome do grupo, o Presidente José Carlos Camargo agradeceu o Governo Municipal pelo apoio, e pediu que este programa tivesse continuidade, pois evita que pequenos produtores tenham que pagar para alugar equipamentos, e ainda aumenta a produção, fazendo recursos importantes reverterem para o próprio município de Giruá.

O ato foi realizado na sede da associação, na manhã de 29 de janeiro. Nesta semana, a associação do Distrito Maciel receberá seu conjunto de fenação, e com isso, além dos 60 equipamentos distribuídos aos grupos de produtores, 4 conjuntos de fenação já terão sido entregues as associações distritais. No total, o PAP já distribuiu cerca de R$ 1 milhão em equipamentos para o meio rural, através da aquisição e cedência aos agricultores para uso.