ARTESANATO - PATCHWORK

Satisfação pessoal por aprender, criar e produzir.

ARTESANATO - PATCHWORK

O governo municipal, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Cidadania, está com inscrições abertas para um curso na área do Artesanato. Trata-se do Curso “Patchwork – Unindo Retalhos de Tecidos”.

O curso terá uma carga horária de 32 horas, e acontecerá nos dias 24, 25, 26 e 27 de janeiro, das 8h e 30min às 12h e das 13h e 30min às 17h.

Para participar, os interessados deverão ter idade mínima de 18 anos.

As atividades desenvolvidas serão:

- Importância econômica da confecção de Patchwork: satisfação pessoal por aprender, criar e produzir.

. Vocabulário específico relativo à atividade.
. Máquina de costura: reconhecimento (peças), regulagem, limpeza, lubrificação, manejo, enchimento e fixação da bobina, equipamentos, ferramentas e instrumentos necessários à atividade.
. Medidas: reconhecimento e uso da fita métrica.
. Traçado e cópia de moldes: jogo de cama (sobre lençol, lençol com elástico e fronha), peças decorativas (puxa-saco, pano de prato e porta térmica) e peças utilitárias (bolsas, lixeira para carro, estojo de itens pessoais e estojo de itens de higiene).
. Classificação e características dos tecidos e linhas: cálculo da metragem.
. Preparo do tecido, disposição dos moldes sobre o tecido e corte do tecido.
. Alinhavo e costura.
. Uso adequado do ferro de passar roupas.
. Cuidados com os tecidos: molhar para encolher, lavar, secar e passar (temperaturas adequadas).
. Acabamentos: arremates, casas, botões, zíper, limpeza, chuleado (chuleio) e aviamentos.
. Saúde, segurança e cuidados com o meio ambiente no trabalho.