Intensificadas ações de prevenção à saúde do homem no Novembro Azul

Novembro é o mês reservado a prevenção da saúde do homem, e principalmente do câncer de próstata.


Intensificadas ações de prevenção à saúde do homem no Novembro Azul

 

Após o Outubro Rosa ter sido reservado para a prevenção da saúde da mulher, especialmente para a detecção precoce do câncer de mama, o Novembro Azul, é o mês reservado a prevenção da saúde do homem, e principalmente do câncer de próstata. Em virtude disso a Secretaria Municipal de Saúde vem facilitando a marcação de consultas para médico urologista, visando a prevenção e promoção de uma melhor saúde para o homem.

 

Nos primeiros dez dias do mês de novembro, aproximadamente 20 usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, marcaram consultas com médico especialista em Urologia, atendimentos estes que são realizadas no Hospital São José, durante o mês de novembro, todas as segundas-feiras. Os agendamentos para tais consultas podem ser realizados na sede da Secretaria Municipal de Saúde, próximo ao Centro Cultural Adelina Dias, diretamente com as funcionárias do Guichê.

 

Excepcionalmente neste mês, as consultas são marcadas de maneira diferenciada, sem a necessidade do encaminhamento do Médico Clínico Geral da ESF de referência do usuário, ou seja, os pacientes podem realizar o agendamento da consulta diretamente para o médico especialista. Esta medida é tomada durante todo o do mês de novembro visando ampliar os atendimentos, e reaproximar os usuários que não possuem vínculo satisfatório com suas Unidades de Referência em Saúde.