Rotinas do Outubro Rosa em Giruá englobam orientação, prevenção e ações com

este sábado, 22 de outubro, das 9h às 15h, será realizado o 'Dia D' de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo uterino.


Rotinas do Outubro Rosa em Giruá englobam orientação, prevenção e ações complementares ao SUS


 

Neste sábado, 22 de outubro, das 9h às 15h, será realizado o 'Dia D' de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo uterino. A atividade será desenvolvida nas Unidades de Saúde e coordenadas pelas enfermeiras, e serão realizados exames preventivos (citopatológicos), como o papanicolau, orientações quanto ao autoexame nas mamas, autorizações de ecografias, ultrassonografias e de mamografias, bem como informações gerais sobre a saúde das mulheres giruaenses. Cada cidadã deverá procurar o atendimento na sua unidade de referência. Os chamados dias de mobilização são importantes pois despertam a atenção da população em geral, ampliam as informações e também disponibilizam serviços.

 

Atualmente para o atendimento às mulheres, a Secretaria Municipal de Saúde conta com dois médicos ginecologistas/obstetras, de vínculo efetivo, além de contar com o Centro de Referência localizado junto ao Hospital São José, que dá suporte a realização de exames especializados nesta área. A cada ano, aproximadamente 1.700 exames são realizados em mulheres giruaenses, considerando ecografias, mamografias, colposcopias, cirurgias de alta frequência e biópsias de mama. 

 

Como ocorre  a atuação da Secretaria nos casos de câncer? 

O processo se inicia com a mamografia. Constatado a existência de nódulo, o paciente é encaminhado para a realização de ecografia, que pode ser realizada com o Dr. Claudio Konrat, médico ginecologista da Secretaria. Dependendo do tamanho e espessura do nódulo, é encaminhado para biópsia ou punção por agulha guiada. O material recolhido, quando necessário é encaminhado a Porto Alegre para o Laboratório de anátomo -patológico. Caso o resultado for positivo, a paciente é encaminhada para a realização de quimioterapias e radioterapias, onde o Município disponibiliza também o transporte ao centro de atendimento. No total, a Secretaria de Saúde acompanha cerca de 100 pacientes simultaneamente, em todas as áreas da oncologia (homens e mulheres), o que revela uma forte atuação da rede pública no combate ao câncer em Giruá. 

 

A partir de 2012, o SUS passou a custear somente de forma parcial as cirurgias de reconstrução de mama. Desta forma, o município de Giruá passou a autorizar o desembolso de R$ 6.000,00, para o complemento das cirurgias, englobando a retirada e a reconstrução de mama, obviamente quando há necessidade deste procedimento. A previsão é de encerrar o ano de 2016 tendo investido R$ 80.000,00 nestes complementos ao SUS. Conforme o Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, e a Secretária de Saúde, Elaine Zimmermann, a decisão de injetar recursos complementares ao Sistema Único somente é possível pelas ações anteriores voltadas a gestão financeira da Saúde no âmbito da administração municipal, como o acompanhamento semanal das receitas, monitoramento das despesas e ações de zelo ao dinheiro público. Os municípios em geral não possuem lastro para investimentos na área da saúde; na verdade, em nenhuma área, pois todos sofrem com o atual momento da economia e da política no Brasil. Mas é preciso enfrentar situações que surgem em nosso dia a dia, como as enfrentadas pelas giruaenses que descobrem o câncer e que precisam da cirurgia para a retirada dos nódulos ou da mama, e a reconstituição plástica, para vencer o câncer em todos os sentidos. Neste momento o município é chamado para aportar recursos ao SUS, e vem realizando em benefício das pessoas que não possuem condições financeiras para tanto. Somente estes procedimentos em saúde justificam toda uma rotina de economia e controle buscada ao longo da gestão, relata o Prefeito Fabiam.  

 

E após a cirurgia, a Secretaria de Saúde segue no acompanhamento aos pacientes, nas etapas de quimio e radioterapia, no monitoramento trimestral dentro do primeiro ano, e posteriormente em períodos semestrais e anuais.