PRIMEIRAS DAMAS DA AMM REUNIDAS NA CULMINÂNCIA DO PROJETO MISSÕES PELA VIDA 2017

Mobilizações aconteceram desde Junho.


PRIMEIRAS DAMAS DA AMM REUNIDAS NA CULMINÂNCIA DO PROJETO MISSÕES PELA VIDA 2017


            “Assim como a primavera, o outono da minha vida chegou. É Tempo de amar e viver a vida, na mais pura essência. De sabermos ouvir o tumulto e a tranqüilidade. De nos inspirar com a saudade. Parabéns as primeiras-damas, que souberam ver a outra face”. Trechos de poesias recitadas por representantes dos municípios da AMM, no Festival Missões pela Vida/2017, na quarta-feira (22/11), que lotou a sede do grupo Folclórico Alemão Heimatland, em Cerro Largo.

Com a temática ‘No Outono da Vida’, na 19ª edição do projeto Missões pela Vida, foram trabalhadas pelas primeiras-damas da AMM, que coordenam o projeto, em conjunto com as secretarias municipais de Assistência Social, de Saúde e de Educação, iniciativas voltadas aos cuidados e a valorização de pessoas a partir de 50 anos de idade, principalmente a saúde dos homens

 

JOVEM DE 81 ANOS - Isso mesmo. Jovem aos 81 anos de idade, o senhor Sandoval Peixoto, acompanhado do filho, o prefeito de Rolador e vice-presidente da AMM, Paulo Peixoto, deu um show cantando e tocando na abertura do evento. Além do talento, sua apresentação demonstrou o quanto a música é capaz de estimular o físico, o emocional e a vida social não apenas do idoso, mas também daqueles que têm sensibilidade, generosidade e muito amor no coração para perceber que: TODOS NÓS ESTAMOS SENTADOS NA ESCADA DO TEMPO.

 

CULTIVAR BONS SENTIMENTOS - “Interagir com pessoas de diferentes faixas etárias é muito importante para a nossa saúde física, mental e espiritual, sempre lembrando do nosso Deus Criador”, destacou a presidente da Associação das Primeiras-Damas das Missões, Iara de Aguiar Sartori, de Entre-Ijuís, saudando ao público presente, e agradecendo a todos que atuaram no projeto. “Temos que cultivar a amizade, o companheirismo, a gratidão. Hoje realizamos a culminância do Missões pela Vida/2017, resultado do trabalho feito em cada município no decorrer deste ano. Poesias, músicas, grupos de corais, atrações artísticas e culturais, aqui apresentadas, fazem bem para os olhos e para a alma”, evidenciou com alegria, Iara Sartori.

 

MODELO PARA TODO ESTADO - Primeira-dama da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) e presidente do Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas (MGMM), Adriane Perin, de Rio dos índios, fez questão ressaltar a grandiosidade do trabalho das primeiras-damas missioneiras. “A Associação das Primeiras-damas das Missões é modelo para todo o Estado. Vim até aqui para buscar esta experiência de vocês e propagar pelos quatro cantos do Rio Grande do Sul. Dá pra perceber no brilho do olhar, que todas estão aqui por que escolheram fazer a diferença em seus municípios”, evidenciou Adriane, salientando a importância da participação e da sensibilidade feminina na política, um dos objetivos do MGMM.

 

MISSÕES PELA VIDA ETAPA GIRUÁ – Desde o mês de junho deste ano, diversas atividades foram realizadas junto a entidades através da mobilização das Primeiras Damas. Em Giruá, a esposa do Prefeito Ruben Weimer,  Srª Eva Weimer, participou juntamente com autoridades do 22º Ciclo de Palestras Conversando com o Idoso, junto ao centro de convivências Congir, momento que foi apresentado para a comunidade local o Projeto Missões Pela Vida. Neste ato, integrantes dos grupos de terceira idade foram recepcionados com uma bela palestra com o tema “Hábitos para ser feliz”. Ainda com ação da Primeira Dama Giruaense, aconteceu no dia 4 de agosto junto a EMEF Canova, encontro que reuniu gerações em homenagem ao dia dos Avós, visando a valorização e respeito a estas pessoas que contribuíram significativamente na educação desta geração. Atividades integrativas e socializadoras fizeram parte desta ação que envolveu avós, netos e comunidade escolar.

 

PARCERIA AMM e ALM - Brasil Antonio Sartori, presidente da AMM e prefeito de Entre-Ijuís, elogiou a expressiva atuação das primeiras-damas missioneiras e equipes das secretarias, que se dedicaram na organização do evento, extensivo à primeira-dama anfitriã, Loiva Spies. “Quero agradecer de forma especial também à imprensa e aos colegas prefeitos, em grande número aqui representados, acompanhando as primeiras-damas e suas comitivas”, reconheceu Sartori.

            O dirigente da Associação dos Municípios das Missões, mais uma vez fez questão de demonstrar o quanto é imprescindível a parceria entre AMM e ALM (Associação do Legislativo das Missões), na ocasião representada pelo vereador de Cerro Largo, Neivo Schmidt. “Quem faz a lei é o Legislativo; quem cumpre é o Executivo, e quem ganha com esta soma de esforços é a comunidade missioneira”, enfatizou Sartori.

            Mais um trecho de poesias apresentadas na culminância do projeto Missões pela Vida/2017.

 

NO OUTONO DA VIDA

A primavera é das crianças
Dos jovens, o verão quente
O outono é nossa idade
O inverno está pra frente
Cada estação é linda
Para vivermos bem contentes

O outono desta vida
É a idade da colheita
É olhar para a história
Ver que ela foi bem feita
Como é linda a vida humana
Deixa a alma satisfeita

Mesmo que a vida se vai
Com família, Deus e amigos
A esperança nunca cai
Prontos para a quarta idade
Na casa do eterno Pai

Valorizem os idosos
Aprendam a respeitar
Porque num belo dia
A velhice vai chegar.