SEMANA NACIONAL DO IDOSO

Secretaria Municipal de Educação e Cultura;

Coordenadoria Municipal de Desporto;

Secretaria Municipal de Gestão Financeira e Suprimentos;

Grupo de Convivência da Terceira Idade Conviver.

Não-Governamental:

Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Giruá – ACIGI;

Grupo de Convivência da Terceira Idade Girassol;

Grupo de Convivência da Terceira Idade Sempre Unidos;

Liga Feminina de Combate ao Câncer;

Lar da Velhice Ernani Luiz Schneider;

Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O Brasil, o Dia do Idoso é comemorado na mesma data do Dia Internacional do Idoso, estabelecido pela Organização das Nações Unidas – ONU na Assembléia Mundial sobre o Envelhecimento, realizada em 1982, na Áustria. Assim, a Lei nº 11.443, de 28 de dezembro de 2006, além de instituir o dia 1º de outubro para as comemorações, determina que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso se responsabilizem pela realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa idosa na sociedade.

A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.

No ano de 2003 foi criado o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), que garante que os direitos dos idosos sejam respeitados e determina que é considerado pessoa idosa aquela com idade igual ou superior a sessenta anos (Art. 1º).

"Idoso é quem tem o privilégio de viver uma vida longa... velho é quem perdeu a jovialidade. Que você quando idoso viva uma vida longa, mas que nunca fique velho".

PROGRAMAÇÃO SEMANA DO IDOSO - 2017

DE OUTUBRO – DIA NACIONAL DO IDOSO

27/09 – Panfletagem em alusão ao Dia Nacional do Idoso com verificação de pressão.

Local: Praça Aládio Ferreira - 09h às 11h

27/09 – Missa alusiva ao Dia Nacional do Idoso – Saúde do Idoso

Local: Igreja Matriz - 15h

28/09– Baile Comemorativo – Grupo de Convivência da Terceira Idade Conviver

Local: Salão do ConGir – 14h

01/10– Baile Comemorativo (Domingueira) – Grupo de Convivência da Terceira Idade Conviver

Local: Salão do ConGir – 14h

01/10 - Almoço Festivo no Lar da Velhice Ernani Luiz Scheneider (Interno)

Local: Lar da Velhice

03/10 – Pedágio Solidário Lar da Velhice Ernani Luiz Schneider, Divulgação da Ampliação do Lar e Cadastramento da Nota Fiscal Gaúcha.

Local: Praça Aládio Ferreira - 08h e 30min

03/10– Baile Comemorativo – Grupo de convivência da Terceira Idade Girassol e encerramento das atividades alusivas a Semana do Idoso.

Local: Salão do CONGIR – 14h

Vinculado à Secretaria Municipal de Promoção Humana, o Conselho é o responsável por formular e avaliar as condições de atendimento e proteção ao idoso em nossa cidade.

O que é o Conselho Municipal do Idoso – CMI?

? Desenvolver atividades que visem à defesa e ampliação dos direitos dos idosos;

? Apoiar ações que promovam sua participação nos diversos setores da atividade comunitária;

? Propor medidas para eliminar toda e qualquer disposição discriminatória e receber denúncias sobre qualquer forma de desrespeito ao idoso;

? Promover estudos e debates sobre questões