MAIS APOIO AO SETOR AGRÍCOLA

Coordenador de Programas do Estado esteve em Giruá.

MAIS APOIO AO SETOR AGRÍCOLA

Quem visitou a Administração Municipal nesta semana, foi o Coordenador de Programas da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Sr. Ernesto Ivo de Lima. Acompanhado pelo Coordenador Regional da Secretaria Estadual de Agricultura, Sr. Airton Beutinger, pelo presidente do COREDE Missões, Sr. Cláudio Lourega Reis, os mesmos trataram sobre a possibilidade de integrar o município de Giruá, aos mais diversos programas do Governo Estadual.

Para que as iniciativas por parte dos setores estaduais possam ser implantadas no município, é indispensável a atuação do município em conjunto com a EMATER/RS, associações diversas, mas principalmente, através de uma secretaria municipal que se co-relacione com os órgãos estaduais. Neste sentido, a Administração de Giruá está comprometida com os produtores, em tão logo que os tramites burocráticos permitam, a Secretaria Municipal de Agricultura deverá ser implementada, viabilizando a abertura de novos programas e projetos para o setor agrícola.

Segundo observou Ivo, causa certa estranheza, um município que dependa essencialmente da agricultura, não oferecer uma secretaria exclusiva ao maior setor de produção, a qual com toda certeza, uma vez ativa, fomentará ações que poderão desencadear em uma produção com mais qualidade de vida para os agricultores. Dentre os programas que poderão ser alcançados através de novas parcerias, podem ser citados os programas de energia alternativa, sendo produção de energia solar, eólica ou ainda através de biogestores.