Programa de Apoio ao Produtor Rural beneficia novas associações

Em sua 12ª etapa, o PAP já ajudou mais de 800 famílias de agricultores em suas propriedades de pequeno e médio porte.

Programa de Apoio ao Produtor Rural beneficia novas associações

O Programa de Apoio ao Produtor Rural – PAP, realizado pelo Governo Municipal através da Secretaria Municipal Desenvolvimento Rural – SMDR, foi criado através do Decreto nº 441, de 12 de janeiro de 2012. O Programa tem como objetivo garantir condições mínimas de subsistência aos agricultores residentes no município que tenham perdido ou estejam sujeitos a perda da produção por razão do fenômeno da estiagem. As despesas do programa são custeadas com recursos orçamentários do município, limitado às suas disponibilidades orçamentárias, observados o valor máximo fixado por benefício e a devida comprovação, e também através de recursos vinculados ao Governo Federal e Governo Estadual.

Em sua 12ª etapa, o PAP  já ajudou mais de 800 famílias de agricultores em suas propriedades de pequeno e médio porte. Cheques-seca, cestas básicas, ensiladeiras, carretas agrícolas, sementes de milho, aveia e milho ração, roçadeiras, espalhador de ureia, kit de fenação - composto de ancinho, cegadeira e enfardadeira, distribuidores de adubo orgânico, kit forragem, já foram entregues aos produtores ao longo dos anos. Produtores rurais que priorizam a produção de alimentos in natura para a venda também integram a estratégia de apoio. Por exemplo, na 10ª etapa, foram beneficiados integrante da chamada Feira do Produtor Rural, com freezeres, refrigeradores, lavadora de alta pressão e fogões industriais, para otimizar o atendimento, conservação e preparo dos alimentos vendidos.

No dia 12 de dezembro, foi oficializado o comunicado dos novos grupos contemplados com os dois distribuidores de adubo líquido adquiridos pelo Governo Municipal. Produtores do Distrito Sede, com destaque e priorização aos assentados do Rincão dos Coimbras, e os produtores da associação Cio da Terra, que produzem grãos, frutas e hortaliças orgânicas, foram os beneficiados nesta etapa. Os equipamentos foram adquiridos ao valor de R$ 33.500,00, e o uso dos mesmos será autorizado aos produtores mediante termo próprio.

Ao final das 12 etapas do Programa de Apoio ao Produtor Rural, realizadas desde janeiro de 2012 até dezembro de 2016 foram investidos aproximadamente R$ 1.300.000,00, o que dimensiona a importância do Programa em Giruá, que atuou em todos os distritos do Município.