Giruaenses participam de viagem cultural

Esse intercâmbio faz parte do projeto Rota dos Butiazais.


Giruaenses participam de viagem cultural

Sábado, dia 27 de agosto, 38 pessoas de Giruá partiram rumo a Tapes, às margens da Lagoa dos Patos. Entre elas, membros do Departamento de Cutura da Prefeitura Municipal, juntamente com pessoas interessadas em aprender mais sobre o butiá, como os artesãos, os culinaristas, o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, dos Quiosques, da Escola Agrícola São Miguel Arcanjo, dos agricultores e do Vale dos Butiazais. Todos participantes receberam  transporte, alimentação e hospedagem gratuita.

Em Tapes, foram recepcionados pela Emater, prefeito e fazendeiros, com a orientação técnica dos especialistas da Embrapa. Também tiveram o acompanhamento das atividades pela técnica do Ministério do Meio Ambiente Daniela Soares Nascimento .O eixo principal da visita foi conhecer butiazais preservados e a técnica de manejo com o gado para que nasçam novos butiazeiros.

Esse intercâmbio faz parte do projeto Rota dos Butiazais, patrocinado pelo Ministério do Meio Ambiente e coordenado pela Embrapa, com a qual a prefeitura de Giruá tem o Acordo de Cooperação.  Giruá teve sua participação lançada nesse projeto durante a 12ª EXPOGIRUÁ em 2014, quando aconteceu o Primeiro Seminário Estadual do Butiá: ''Conservação e uso sustentável dos butiazais no Rio Grande do Sul''.

Giruá é importante para a Rota,  por ser o município mais desenvolvido entre os participantes no artesanato e na gastronomia do butiá e  o único que tem uma Festa dessa fruta.